Pular para o conteúdo principal

RESSONÂNCIA

O íon carbonato CO32- pode ser representado por três estruturas de Lewis equivalentes.



Estas três estruturas são semelhantes, mas não são iguais: A posição da ligação dupla carbono-oxigénio torna-as diferentes. Quando é possível desenhar várias estruturas de Lewis equivalentes para a mesma molécula (ou íon), diz-se que essa molécula (ou íon) apresenta ressonância. Cada uma das estruturas de Lewis será uma estrutura contribuinte. A verdadeira estrutura do íon carbonato será um híbrido das estruturas A, B e C. Todas as suas ligações carbono-oxigênio têm o mesmo comprimento, e todos os oxigênios têm a mesma carga.

Que regras se devem obedecer ao escrever estruturas contribuintes?

1. Todas as estruturas deverão ter o mesmo número de eléctrons.



A estrutura E tem 12 eléctrons e a estrutura F tem 14 eléctrons. Isto não é permitido pela primeira regra....

2. A regra do octeto deve ser obedecida.



3. As estruturas contribuintes mais importantes têm o maior numero possível de octetos completos:



Ao contrário da estrutura A, todos os átomos da estrutura B têm octetos completos. B será portanto mais importante do que A, mesmo apesar de ter uma carga positiva num átomo eletronegativo.

4. Se numa estrutura contribuinte houver carga localizada, esta deverá estar nos átomos mais apropriados: cargas negativas deverão estar nos átomos mais eletronegativos, e cargas positivas deverão estar nos átomos menos eletronegativos:



D é mais importante do que C, porque tem a carga negativa num oxigênio em vez de a ter num carbono.

5. As estruturas deverão ter o maior número possível de ligações covalentes.

6. A importância duma estrutura contribuinte diminui com o aumento do número de cargas localizadas.



F é mais importante do que E porque não tem cargas localizadas.

7. Um híbrido de ressonância é tanto mais estável quanto maior fôr o número de estruturas contribuintes equivalentes.

8. As estruturas com cargas do mesmo sinal são tanto menos estáveis quanto mais próximas as cargas se encontrarem.

Exercícios:

Desenhe as estruturas contribuintes mais importantes para os híbridos seguintes:



Efeito de ressonância (ou efeito mesomérico) de átomos e grupos funcionais
O ânion benzoato é um híbrido de ressonância com muitas estruturas contribuintes. Apresentam-se na figura algumas destas estruturas:



É evidente nestas estruturas que o grupo funcional carboxilato tem a capacidade de retirar carga do anel benzénico por efeito de ressonância, dando origem a deficiência electrônica nas posições orto e para do anel.



Qualquer grupo ou átomo capaz de aceitar (ou dar) eléctrons por efeito de ressonância vai afetar a distribuição de carga num anel aromático.

Grupos aceitadores de eléctrons:


Grupos dadores de eléctrons:


A presença destes grupos vai afetar de forma decisiva a reatividade do anel benzênico (ver Velocidade e orientação em substituição electrofílica aromática ).



Comentários

Carlos Henrique disse…
Aleluia uma luz no fim do túnel.
Parabéns por quem Postou.
Abraços.

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

EXERCÍCIOS QUÍMICA INORGÂNICA - FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS

Exercícios de funções inorgânicas 1)(UEL-PR) X é uma substância gasosa nas condições ambientes. Quando liquefeita, praticamente não conduz corrente elétrica, porém forma solução aquosa que conduz bem a eletricidade. Uma fórmula provável para X é: a) KBr. b) HCl. c) Ar. d) N2. e) O3. 2)Após a ionização de um ácido em água, observou-se que o número de moléculas ionizadas era o quádruplo do número de moléculas não-ionizadas. Com base nessa observação, a porcentagem de ionização do referido ácido era: a) 25%. b) 40%. c) 70%. d) 75%. e) 80%. 3)Adicionando 500 moléculas de HCl à água, quantas estarão ionizadas sabendo-se que o grau de ionização é 0,9? a) 500. b) 450. c) 360. d) 50. e) 400. 4)O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água que encontremos 160 ionizadas? a) 2000000. b) 200000. c) 20000. d) 2000. e) 200. 5)O fato de uma solução permitir a passagem da corrente elétrica nos...