Pular para o conteúdo principal

COSMÉTICOS II

SABONETE DE ERVAS

Você pode fazer sabonetes perfumados e bem naturais sem gastar muito tempo ou dinheiro. A artesã Kátia Gonçalves escolheu a erva-doce, mas você pode usar a essência que preferir.

O material utilizado é encontrado em lojas de essências para perfumes e, nas medidas abaixo, rende oito sabonetes pequenos e quatro grandes.

MATERIAL:

- 500g de glicerina tipo A de boa qualidade
- 1 colher (sobremesa) de corante verde
- 2 colheres (sobremesa) de essência de erva-doce
- Um punhado de semente de erva-doce
- 1 colher (sobremesa) de álcool de cereais
- Fôrmas de plástico ou feitas em casa com canos de PVC


PASSO A PASSO:

Corte uma rodinha de PVC de largura média. Coloque filme plástico sobre ele e, com um elástico, prenda e estique para alisar bem a parte de baixo. Envolva o plástico em volta.

Com tudo em mãos, comece o preparo do sabonete de ervas. Coloque uma panela de ágata em banho-maria e acrescente a glicerina em pedaços. Espere derreter. Não mexa antes que fique bem líquido. Desligue o fogo. Adicione o corante, a essência e mexa bem. Para tirar a espuminha que ficou, coloque o álcool de cereais, misture e reserve.

Agora, prepare as fôrmas do sabonete e salpique um pouco das sementes de erva-doce nelas. Aí sim, pegue a mistura de glicerina e vá preenchendo as fôrmas.

Espere esfriar e desenforme com cuidado. O próprio filme plástico serve para envolver o sabonete, ou então, você pode fazer outras embalagens para presente.

Coloque o nome da erva ou aroma que você escolheu e está pronta uma ótima sugestão de presente para o Natal.


SABONETE ARTESENAL

Material necessário

- 1kg de base de glicerina branca opaca
- 1kg de base de glicerina azul transparente
- Cortadores de bolacha, entre eles o de estrela
- 30 mm de essência da sua preferência
- 1 forma plástica, alta na lateral e maleável, ou então uma forma de silicone
- Papel filme
- Etiquetas artesanais
- 1 faca de corte

Passo-a-passo

Primeiro, corte a base de glicerina em fatias finas para que o derretimento seja mais fácil. Coloque na panela um pouco de cada vez. Espere derreter. A glicerina vai ficando líquida. Aí não tem segredo. É só colocar a panela no fogo. Usamos um fogareiro elétrico. Se for no fogão a gás, tem que ser em banho maria. E fique de olho na temperatura: não pode passar dos 70 graus, ou seja, é antes de ferver. Enquanto esfria, você pode ir cortando as estrelas. Corte uma fatia da glicerina azul e recorte com o molde, apertando bem. Corte várias estrelas. Quando líquido esfriar, separe a camada mais grossa - que fica parecendo uma nata - e acrescenta a essência. Mistura bem. Aí a massa tem que esfriar e endurecer. Isto leva umas duas horas. Pronto, viu como ficou lindo o sabonete? Agora é só embrulhar no papel filme e colocar a etiqueta. É um sabonete artesanal fácil de fazer. Solte a imaginação e enfeite com as figuras que você mais gostar!




SABONETE COM BICHINHOS

MATERIAL:

- 1kg de base para sabonete de glicerina
- Bastão de vidro ou colher de pau
- Bichinhos para enfeitar os sabonetes
- Corante alimentício de várias cores
- Essência
- Uma fôrma de silicone para sabonete
- Uma panela esmaltada
- Papel filme para a embalagem
- Etiquetas para identificação
- Uma faca
- Uma fôrma com água para banho-maria

PASSO A PASSO:

Corte a base de glicerina em pedaços pequenos na panela que já deve estar em banho-maria. Espere derreter, mas não mexa para não fazer espuma. Arrume os bonequinhos de cabeça para baixo na fôrma. Agora, fora do banho-maria, mexa com o bastão para sair o vapor.

Adicione cerca de 30ml de essência para cada litro e misture bem. Derrame a glicerina derretida sobre os bichinhos com a ajuda do bastão. Agora você pode colorir com outra cor o que sobrou da glicerina. Derrame nas fôrmas. Com auxílio da faca, retire a nata que se formou por cima e deixe secar por 20 minutos.

Desenforme e, com a faca, retire as rebarbas que se formaram em volta do sabonete. Enrole o sabonete com o filme plástico e depois cole a etiqueta. Seu sabonete está pronto e você pode colocar o que quiser dentro deles.




SAIS DE BANHO

Material necessário

- ½kg de sal grosso
- 1 colher (sopa) de lauril, um tipo de sal que faz a espuma
- Corante verde (ou da cor que você preferir)
- Essência em óleo
- Um pote para guardar os sais

Passo-a-passo

Coloque o sal grosso em um prato, acrescente uma colher (sopa) bem cheia de lauril e misture bem.

Pingue umas gotas do corante, até atingir o tom que você desejar. Acrescente algumas gotas da essência oleosa, misture e coloque num vidro bem fechado. Deixe uns quatro dias nesse vidro para que o sal absorva a essência e o corante.

A cor ficará mais forte depois de alguns dias, portanto, não exagere no corante. Você pode enfeitar o pote com uma fita caso queira presentear alguém. Agora, é só se deliciar na hora do banho!



VASO DE PARAFINA

Material necessário

- 300g de parafina em pó
- Óleo de cozinha
- Tubo de alumínio, vendido em lojas de material de construção ou lojas especializadas em velas
- Agulha de tricô ou palito de churrasco
- Decalque, vendido em papelarias
- 1 panela, de preferência com bico na lateral
- Base para vaso (opcional)

Passo-a-passo

Coloque a parafina numa panela. Enquanto ela derrete, envolva a ponta da agulha de tricô ou palito num pedaço de pano. Coloque óleo dentro da forma e com o palito esparrame bem. Quando a parafina estiver totalmente líquida despeje na forma, mas não se esqueça de segurar o tubo de alumínio com um pano, porque a parafina está super quente. Deixe a parafina secar por cerca de 40 minutos. Quando a parte externa estiver bem seca e a interna molinha é hora de esvaziar o tubo. Com a faca, marque um quadradinho, que é exatamente o meio da forma. Tire essa tampa. Depois é só devolver a parafina líquida que estava no meio do tubo para a panela. Vai ficar um tubinho oco. É só esperar endurecer, cerca de uma hora e meia. Na hora de desenformar, coloque o dedo dentro do buraco e vá puxando o tubo de parafina com muita delicadeza. Com a faca, faça o acabamento na boca da peça, deixando bem plana. Limpe com um paninho e dê polimento para tirar o óleo que ficou. Agora é só aplicar o decalque, que é opcional. Aqui usamos um ideograma japonês. Estique bem o decalque para aderir bem no vaso. Depois é só colocar numa base, mas se você preferir deixe sem. As flores dão um toque especial.


BATON

25g de cera de abelha

50 ml de óleo de amendoas doces

6 gotas de óleo essencial de gerânio

0,25 g de carmim em pó

Derreta a cera em banho maria em vidro ou panela de ágata.Desligue o fogo e despeje o óleo de amendoas. Mexa bastante e misture o óleo essencial. Adicione o carmim.

Embale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

EXERCÍCIOS QUÍMICA INORGÂNICA - FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS

Exercícios de funções inorgânicas 1)(UEL-PR) X é uma substância gasosa nas condições ambientes. Quando liquefeita, praticamente não conduz corrente elétrica, porém forma solução aquosa que conduz bem a eletricidade. Uma fórmula provável para X é: a) KBr. b) HCl. c) Ar. d) N2. e) O3. 2)Após a ionização de um ácido em água, observou-se que o número de moléculas ionizadas era o quádruplo do número de moléculas não-ionizadas. Com base nessa observação, a porcentagem de ionização do referido ácido era: a) 25%. b) 40%. c) 70%. d) 75%. e) 80%. 3)Adicionando 500 moléculas de HCl à água, quantas estarão ionizadas sabendo-se que o grau de ionização é 0,9? a) 500. b) 450. c) 360. d) 50. e) 400. 4)O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água que encontremos 160 ionizadas? a) 2000000. b) 200000. c) 20000. d) 2000. e) 200. 5)O fato de uma solução permitir a passagem da corrente elétrica nos...