Pular para o conteúdo principal

FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

ESTUDO DOS FENÔMENOS

A palavra "fenômeno" é derivada do grego e significa "toda modificação (transformação que ocorre com os corpos, alterando ou não as suas substâncias.

FENÔMENO FÍSICO é a transformação que sofre a matéria sem que ocorra alteração na Ssua estrutura íntima, isto é, sem que as propriedades identificadoras das substâncias sejam alteradas.

Os fenômenos físicos caracterizam-se por : continuidade e reversibilidade.

Uma barra metálica quando aquecida se dilata e o seu comprimento aumentará pois ele é uma função contínua da temperatura. Quando a barra sofrer o resfriamento a barra voltará ao tamanho original. Portanto, o fenômeno é reversível e contínuo.

Exemplos : dilatação, mudanças de estado físico, dissolução de sal em água, mudança da cor apresentada por algumas substâncias, a fragmentação de um pedaço de giz,etc.

FENÔMENO QUÍMICO é a transformação que sofre a matéria com alteração na estrutura íntima, isto é, são formadas substâncias com novas propriedades.

Os fenômenos químicos são chamados de "reações químicas" pois explicam a alteração ocorrida, as substâncias que sofrem a alteração são chamadas "produtos reagentes" e as substâncias formadas são chamadas de "produtos resultantes". Eles caracterizam-se por : descontinuidade e irreversibilidade.

Em presença da luz, duas gramas de gás hidrogênio se combinam com 71 gramas de gás cloro para formar o gás clorídrico que vai apresentar propriedades totalmente diferentes de seus elementos formadores. Entretanto, voltando a obscuridade o gás clorídrico não se decompõe em seus elementos caracterizando a irreversibilidade.

Exemplos : combustão, explosão, síntese, análise, fermentação, putrefação, etc.

FENÔMENO FÍSICO - QUÍMICO é aquele onde verifica-se a ocorrência simultânea de fenômeno físico e químico, ou ainda, é aquele onde a transformação física provoca uma transformação química.

Assim por exemplo, quando colocamos carbonato de cálcio em um recipiente fechado e provocamos o seu aquecimento, ocorrerá um fenômeno físico (libertação de calor) e um fenômeno químico (decomposição do carbonato de cálcio com formação de gás carbônico e água).

O fenômeno físico-químico pode ser considerado como sendo aquele que ocasiona alterações profundas nas propriedades dos corpos, porém sem chegar a mudar a natureza dos mesmos, nem admitir uma imediata reversibilidade.

A descarga elétrica provoca a transformação do gás oxigênio em gás ozônio consideramos como um fenômeno físico-químico pois ele não admite a imediata reversibilidade quando a eletricidade para de atuar e nem tão pouco há mudanças profundas nas substâncias, pois continuam sendo constituídas pelo elemento oxigênio.

Os fenômenos químicos podem ser de dois tipos : expontâneos e provocados.

FENÔMENO QUÍMICO EXPONTÂNEO é aquele onde para que ocorra basta colocar duas substâncias em contato.

A formação da ferrugem (o ferro sob a ação do oxigênio do ar forma o óxido de ferro).

FENÔMENO QUÍMICO PROVOCADO é aquele onde para que ocorra há necessidade de usar um meio externo que o provoque.

CATÁLISE é um fenômeno químico provocado, isto é, usamos um agente externo para provocar sua ocorrência.

O meio externo é chamado de "agente catalítico" ou "catalizador".

Agentes catalíticos são meios físicos que provocam uma reação química sem participar dela. Exemplos : luz, pressão, eletricidade, calor, etc.

Em presença de luz o gás hidrogênio combina-se com o gás cloro para formar o gás clorídrico. Em presença de uma faisca o gás hidrogênio combina-se com o gás oxigênio para formar a água.

Catalisadores são substâncias que provocam uma reação química sem participar dela.

A clorofila é o catalisador que faz com que a energia solar transforme o gás carbônico e a água em alimentos. A clorofila é uma substância verde que ocorre nas folhas dos vegetais.

A umidade (vapor de água) é o catalisador que faz com que ocorra a formação de ferrugem quando o ferro está no ar atmosférico.

As reações que ocorrem em nosso organismos, são na maior parte, catalisadas por substâncias elaboradas pelas glândulas. A insulina (hormônio elaborado pelo pâncreas) catalisa a queima do açúcar no organismo; a deficiência de insulina acarreta diminuição da quantidade de açúcar queimado, a quantidade excedente é eliminada através da urina, resultando uma doença conhecida por diabete.

As vitaminas, que ocorrem nas frutas e verduras frescas, não são elementos energéticos e sim catalisadores de uma boa digestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

EXERCÍCIOS QUÍMICA INORGÂNICA - FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS

Exercícios de funções inorgânicas 1)(UEL-PR) X é uma substância gasosa nas condições ambientes. Quando liquefeita, praticamente não conduz corrente elétrica, porém forma solução aquosa que conduz bem a eletricidade. Uma fórmula provável para X é: a) KBr. b) HCl. c) Ar. d) N2. e) O3. 2)Após a ionização de um ácido em água, observou-se que o número de moléculas ionizadas era o quádruplo do número de moléculas não-ionizadas. Com base nessa observação, a porcentagem de ionização do referido ácido era: a) 25%. b) 40%. c) 70%. d) 75%. e) 80%. 3)Adicionando 500 moléculas de HCl à água, quantas estarão ionizadas sabendo-se que o grau de ionização é 0,9? a) 500. b) 450. c) 360. d) 50. e) 400. 4)O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água que encontremos 160 ionizadas? a) 2000000. b) 200000. c) 20000. d) 2000. e) 200. 5)O fato de uma solução permitir a passagem da corrente elétrica nos...