Pular para o conteúdo principal

EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS II

Pilha de Limão

ou Pilha de Laranja ou ainda Pilha de Batata! É possível obter eletricidade a partir de um limão. Sim, não só são as pilhas comuns que podem gerar eletricidade. E o mais legal é que na falta do limão você pode usar uma laranja, ou mesmo uma batata! Na verdade, a corrente elétrica surge a partir dos potenciais elétricos de dois metais que são cravados no limão, na laranja e na batata. O caráter ácido do limão/laranja e o caráter básico da batata ajudam na condução da eletricidade. Mas o que é que causa esta corrente? Pense um pouco antes de prosseguir a leitura! Bom, depois de esperar você pensar um pouquinho, vamos prosseguir: dois pedaços de metal são usados. O melhor resultado surge da combinação de zinco e cobre, mas também pode ser usado zinco e alumínio, ou ainda latão e alumínio. Alguns tipos de pregos contém zinco, e o cobre pode ser encontrado na forma de fios e mesmo na composição de algumas moedas. Pode-se também utilizar (na falta destes) uma taxinha destas de latão e um clips. Após fincá-los no limão (ou laranja, ou batata) e uní-los por fios, pode-se ligá-los a um pequeno aparelho elétrico. O melhor resultado se dá usando um destes relógios eletrônicos - tira-se a pilha deste e faz-se a ligação dos fios positivo e negativo nos pequenos terminais do relógio. A corrente produzida é suficiente para acendê-lo, ainda que por alguns minutos. Não esqueça de antes limpar as peças de metal, e evitar que elas se toquem no interior do limão (ou da laranja, ou ainda da batata).

Cuidados no Experimento

A eletricidade produzida é na realidade muito pequena para acender uma lâmpada comum, mesmo as menores. Mas é possível acender uma pequena lampadinha, se você quiser, substituindo o limão por uma solução de água + sal. Assim como na solução salina existem no limão, batata e laranja alguns sais que se dissociam em íons positivos e negativos, e cada um destes tipos de íons migram para os terminais metálicos. O certo é dizer que houve uma condução iônica no interior do limão, da laranja e da batata. Já nos terminais são os elétrons dos metais que migram, alcançando o relógio e fazendo-o funcionar com a corrente de elétrons! Esta é a diferença! Uma lampadinha (ou mesmo um LED - uma lâmpada especial, destas coloridas que existem nos aparelhos de TV e de som estéreo, geralmente nas cores vermelha e verde) são materiais muito baratos e facilmente encontráveis nas lojas de produtos elétricos. Para se acender uma destas lampadinhas é necessário 1,5 volt e alguns miliamperes, o que é difícil de se conseguir com apenas 1 limão, laranja ou batatinha! A voltagem também varia de limão para limão, laranja para laranja e batata para batata... dependendo de vários fatores, incluindo a acidez/basicidade, teor de sais, água... Por exemplo, um limão pode acender um pequeno circuito elétrico por pouco tempo, e só. Procure testá-lo com um voltímetro (um medidor de tensão elétrica). Se for muito difícil mesmo trabalhar com apenas um, tente experimentar uma ligação em série: lâmpada-cobre-limão-zinco-fio-cobre-limão-zinco-lâmpada. O resultado é mais visível.

Sangue de Mentirinha!

De tanto assistir filmes de terror, ou mesmo filmes de ação, onde o mocinho tem sempre que apanhar primeiro, cabe sempre uma constatação e ao mesmo tempo uma pergunta: "- Nossa, quanto sangue!". É claro, tudo é de mentirinha mas, na maioria das vezes (quando não há efeitos especiais) os diretores de filmes recorrem ao velho-truque-do-sangue-de-mentirinha. Mistura-se mel com corante vermelho, daqueles usados para preparar alimentos. O resultado é um belo vermelho de dar gosto a vampiro! O resultado é impressionante. Contudo, é sempre bom tomar cuidado, pois o material pode manchar roupas e tapetes facilmente. Outra forma de fazê-lo, esta sem manchar roupas, é medir 6ml (mililitros) de água e 1ml de detergente com amoníaco (se não tiver este produto no laboratório de química da escola, um pouquinho do limpador Ajax®, facilmente encontrado nos supermercados, resolve). Adicione, com um conta-gotas, 2 a 3 gotas de fenolftaleína (se também não tiver fácil, um pouquinho de Lactopurga® da farmácia funciona). Coloque a solução num frasco de spray (do tipo desodorante). Ao expirar num tecido branco, ele fica imediatamente manchado de vermelho. Aos poucos a mancha desaparece porque a solução básica (o Ajax) é volátil. A reação química é a seguinte: NH4OH -> NH3 + H2O P.S. Atenção: não se pode lavar a peça de roupa, após o experimento, com sabão sem antes lavar (somente) com água. O sabão contém NaOH que é básico mas não é volátil - e pode manchar a roupa!



Fazendo Sabão!

É muito fácil fazer. Tome uma colher de sopa de margarina e coloque numa latinha de conserva, até derreter. Adicione hidróxido de sódio (NaOH) a 25% - mais conhecido como soda cáustica - aos pouquinhos, misturando sempre com um palitinho de sorvete (você pode encontrar esta substância em casas revendedoras de produtos químicos, ou mesmo falando com o seu professor de química). Ponha o material em um molde e deixe esfriar. E pronto! Temos um sabão caseiro! Quimicamente, o que ocorreu foi uma reação do éster de ácido graxo contido na margarina com o hidróxido de sódio. Esta reação chama-se saponificação, é um tipo de reação orgânica e é feita em grande escala nos laboratórios produtores de sabões: Éster + Base -> Sal de Ácido Graxo (ou Sabão) + Glicerol (ou Glicerina)

QUEIMANDO MAGNÉSIO

Com bastante cuidado, pegue em uma espátula uma pequena quantidade de magnésio em pó ou em fita e queime em um local escuro.
Verás a reação muito interessante.

EXPLICAÇÃO

Esta prática consiste em uma reação, na qual o magnésio reage com o oxigênio, em presença de calor, formando o óxido de magnésio.

2 Mg + O2 -----------> 2 MgO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

EXERCÍCIOS QUÍMICA INORGÂNICA - FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS

Exercícios de funções inorgânicas 1)(UEL-PR) X é uma substância gasosa nas condições ambientes. Quando liquefeita, praticamente não conduz corrente elétrica, porém forma solução aquosa que conduz bem a eletricidade. Uma fórmula provável para X é: a) KBr. b) HCl. c) Ar. d) N2. e) O3. 2)Após a ionização de um ácido em água, observou-se que o número de moléculas ionizadas era o quádruplo do número de moléculas não-ionizadas. Com base nessa observação, a porcentagem de ionização do referido ácido era: a) 25%. b) 40%. c) 70%. d) 75%. e) 80%. 3)Adicionando 500 moléculas de HCl à água, quantas estarão ionizadas sabendo-se que o grau de ionização é 0,9? a) 500. b) 450. c) 360. d) 50. e) 400. 4)O grau de ionização do HCN é 0,00008. Quantas moléculas de HCN devem ser adicionadas à água que encontremos 160 ionizadas? a) 2000000. b) 200000. c) 20000. d) 2000. e) 200. 5)O fato de uma solução permitir a passagem da corrente elétrica nos...