terça-feira, 4 de novembro de 2008

BATOM

BATOM

Os lábios são as características mais atraente do rosto. Eles são uma das partes mais emocionantes e expressivas do corpo humano. O lábio é uma dobra muscular, carnosa e isenta de pelos que circunda a abertura bucal que é movida para expressar emoções, produzir palavras e beijar. Os lábios estão tão ligados ao nosso sistema nervoso visceral e aos músculos associados da face inferior, que nós raramente os mantemos imóveis. Assim como as mãos, os lábios são comunicadores extremamente dotados e sempre são objeto de observação. Os lábios adornados com uma gloriosa cor vivaz transmitem beleza e sentimentos íntimos.

Não importa qual seja o humor da mulher, se frívolo ou feminino, atrevido ou ofuscante, brincalhão ou profissional, ele pode ser expresso com o aspecto adequado dos lábios. Os lábios expressam amor e afeição a alguém que nos é especial na nossa vida cotidiana. Ainda, podem transmitir sentimentos de desagrado, até mesmo de ódio.

O tamanho, a curvatura e a eversão variam nos homens e nas mulheres, assim como nas populações étnicas. Os lábios são diferentes dos outros tecidos do corpo, apesar da pele, da boca, do cabelo e das unhas apresentarem características distintivas individuais. Os lábios são um tecido de transição – uma combinação evolutiva da pele facial e da membrana bucal. Esta combinação é única no sentido que, ao contrário da pele ou da boca, os lábios não possuem um mecanismo de defesa natural. A única proteção vem do toque da saliva por intermédio da língua ou do aperto dos lábios um contra o outro contra uma ameaça externa. A superfície externa dos lábios é coberta por pele cabeluda, que passa por uma zona de transição para se misturar com a mucosa bucal da superfície interna.


Estrutura dos Lábios
A zona de transição forma a fronteira vermelha livre do lábio V e deriva a sua cor da derme ricamente vascular, que possui apenas um revestimento epidérmico fino e levemente queratinado. A fronteira livre é altamente sensível devido a sua rica inervação sensorial. Uma vez que a fronteira avermelhada é destituída de glândulas sudoríparas e sebáceas, a saliva deve umedecer continuamente os lábios para prevenir rachaduras. A mucosa bucal que cobre a superfície interna do lábio possui um grosso epitélio estratificado escamoso e a submucosa subjacente contém numerosas glândulas salivares acessórias do tipo soroso, mucoso e misto soroso-mucoso. O principal músculo labial, orbicularis oris, é um esfíncter constituído por pars marginalis (sob as margens dos lábios propriamente ditos) e pars periferalis (em volta da periferia dos lábios dos bulbos das narinas até o queixo). O pars marginalis está desenvolvido unicamente nos humanos para a fala. A contração do orbicularis oris tenciona os lábios e reduz a sua aversão. Os lábios podem ser movidos diretamente pelo orbicularis oris e pelo músculo trator labial direto dos lábios superior e inferior.

Nove ou mais outros músculos faciais também conseguem mover os lábios indiretamente através da ligação com uma massa fibromuscular conhecida como modiolus. Os muitos músculos faciais interligados pelo modiolus tornam os nossos lábios extremamente expressivos quanto às atitudes, opiniões e humores. Na infância, dos 3 aos 6 meses, os bebês levam objetos aos seus lábios para serem explorados, produzindo sons com objetos colocados contra os seus lábios.

Na leitura labial, os estudos da produção de imagens por ressonância magnética funcional (sigla em inglês FMRI) mostram que as dicas lingüísticas visuais fornecidas pelos movimentos dos lábios ativam as áreas do córtex auditivo nos indivíduos com audição normal.

TA tensão nos lábios reflete o que nós realmente sentimos sobre um serviço, sobre um comentário casual de um amigo, ou sobre uma idéia “construtiva” de um colega. Uma leve caída dos cantos da boca (por uma contração inconsciente do depressor anguli ori) pode ser o primeiro sinal visível de tristeza ou desapontamento. Nos momentos tensos, uma súbita compressão labial pode indicar um ataque de raiva, mágoa, tristeza ou incerteza. No descanso, os lábios fazem um contato suave e os dentes estão levemente separados enquanto na compressão labial os dentes podem se tocar ou não.

Os primatas têm a capacidade de pegar pedaços de alimento com os lábios apertados. Ao nascerem, os primatas usam os lábios para sugar o leito materno. Os chimpanzés usam lábios esticados para apanhar cupins nos galhos enquanto que os humanos usam seus lábios esticados para puxar batatas fritas de um saquinho.

As crianças demonstram o seu descontentamento com sabores amargos com sobrancelhas franzidas, olhos apertados e língua esticada e lábios fortemente apertados. O sabor ruim faz com que o bebê feche protetivamente a sua garganta e cavidade bucal, enquanto os nervos cranianos ativam o reflexo de restrição da faringe. O v (nervo) craniano pressiona a sua maxila inferior para expelir o bocado desagradável de comida através dos músculos labiais escandidos e largamente abertos.

O cérebro reserva uma parte inusitadamente grande da sua área superficial aos lábios. As fibras nervosas ligadas ao neocórtex motor primário adicionam precisão aos movimentos dos lábios. Esta complexa e delicada inervação resulta no assobio de uma canção, testemunhando o QI extremamente elevado dos lábios como órgãos neurologicamente inteligentes.

Na cosmética, os lábios e as áreas adjacentes são importantes porque produtos para lábios podem adicionar milhões de dólares aos cofres de uma companhia. Em conjunto, os produtos para lábios, incluindo batom, bálsamo labial, delineador labial, brilho labial, creme labial, seladores labiais e umectantes labiais, constituem uma indústria multibilionária. Alguns produtos aliviam lábios ressecados, rachados, escamados e empolados; outros hidratam os lábios para ajudar a restaurar os glicoaminoglicanos e o colágeno. Existem produtos labiais que adicionam volume para melhorar o contorno dos lábios e dar uma definição melhor à linha dos lábios. Alguns dos produtos para lábios contêm materiais que comprovadamente reduzem significativamente o aparecimento de cheilites para tornar ressecados, rachados, escamados e empoados os lábios uma coisa do passado.

Apesar dos lábios serem provavelmente os segmentos mais importantes da cosmética, ironicamente eles tem recebido o menor volume de atenção por parte dos químicos pesquisadores, em comparação com as soluções altamente especializadas encontradas nos produtos de cuidados com a pele e com o cabelo.


Produtos Efetivos para Lábios
A natureza transacional dos lábios sugere que, anatomicamente falando, a área dos lábios não desfruta das funcionalidades completas como a epiderme ou a mucosa bucal. Devido ao corneum fino com células levemente queratinadas, eles oferecem menos proteção natural, mas uma capacidade mais elevada de absorção. Contudo, qualquer cosmético ativo, presente nos produtos para lábios, deve ter uma absorção substancial. A membrana mucosa também tem uma capacidade apreciável para absorção de ingredientes benéficos. No contexto da absorção através da área dos lábios, aplicam-se os mesmos princípios tais como difusão molecular, solubilidade das substâncias nos lipídeos ou em água, processos de difusão passiva e a primeira lei de Fick. Uma matriz de batom constituída de gel, óleo e ceras podem ser percebidas como um mecanismo de liberação lenta para o ativo cosmético. O batom pode conter umectantes ou vitaminas encapsulados, que podem ser liberados por pressão. Material labial quente também pode ser incorporado, desde que o produto, como um creme ou brilho labial, seja feito através de processamento a frio.

Uma vez que a maioria dos produtos labiais é feita de óleo e ceras, eles também são bons transportadores de substâncias aquoso-labiais. O óleo e a cera protegem as substâncias sensíveis à água da deterioração enquanto embutidos numa discreta cápsula de descarga. Estas minúsculas cápsulas depois liberam o princípio ativo no local pressionando os lábios superiores e inferior.

Os tecidos labiais não apresentam capacidade umectante devido à inexistência de glândulas sebáceas ou salivares. Por este motivo os tecidos labiais estão sujeitas à secura natural. Apesar disso a umidade pode estar aplicada sobre os lábios se o produto labial contiver polímeros e ceras. Há pouca ou nenhuma melanina nos tecidos labiais. Isso significa que haverá menos ou nenhuma absorção de raios ultravioleta (UV), produzindo desta forma uma maior suscetibilidade a danos de UV. Muitos produtos para lábios contêm bloqueadores físicos de UV (dióxido de titânio e óxido de zinco) ou protetores solares.

Os tecidos labiais apresentam vascularização perto da superfície, criando uma cor vermelha ou rósea. Esta vascularização superficial também produz um impacto mais forte sobre o metabolismo das células superficiais. A cor natural dos lábios pode ser ainda reforçada com a aplicação adicional de cor e brilho dos brilhos labiais.

Os lábios também possuem um grande número de terminais nervosos. Isso significa uma sensibilidade superior quanto à secura ou danos. Os lábios estão sujeitos a uma variedade de doenças, que exigem o uso de matérias primas untuosas seguras para a construção de uma fórmula. Algumas das queixas mais comuns sobre os lábios são:

• Secura
• Lábios rachados
• Vermelhidão e rachadura
• Aftas
• Câncer labial
• Rugas labiais

Secura e rachaduras estão relacionadas com a perda da umidade inata dos lábios. Vermelhidão e rachaduras devem-se a uma reação de sensibilidade dos produtos químicos e poluentes. Esta condição exige consultas com um médico. Aftas ou bolhas de febre estão clinicamente relacionadas com o vírus herpex simplex sendo causadas por uma quebra do sistema imunológico devido a queimaduras solares, secura excessiva, doença e stress. Os melhores produtos labiais contêm protetores solares, emolientes, polímeros mantenedores da umidade e seladores da umidade.

A exposição ao sol pode causar dobras nos lábios. O tratamento exige hidratação e restauração de glicosaminoglicanos, paralelamente ao colágeno inato. Isso irá adicionar volume aos lábios e melhorar o contorno, dando com isso uma melhor definição à linha dos lábios. Um material, Maxi Lip, tem demonstrado excelentes resultados nos estudos objetivos. 1


Formulação do Batom
O batom é usado para atribuir cor, forma e aparência atraentes aos lábios. Além de acentuar os lábios, ele também camufla as imperfeições. O batom ainda protege os lábios dos ataques de poluentes e radicais livres nocivos. Se for usado inteligentemente, ele é capaz de alterar o aspecto facial aparente. Aplicando uma camada de batom mais escuro com uma sombra mais clara no topo, os lábios finos parecerão mais largos; de modo semelhante, através de outros métodos, lábios largos podem ser afinados. Estas e outras técnicas ajudam a trazer os lábios para uma melhor proporção com a forma do rosto.

A cor do batom pode variar mais que a de qualquer outro cosmético e é escolhida pela usuária não apenas com base no tom da pele, mas também dependendo das cores das roupas usadas. As cores de moda para as estações do ano são determinadas a cada ano pelos designers de moda e fabricantes de tecidos. Tem sido um fato aceito que um uso extensivo de batom entre as mulheres resultou numa diminuição de lábios ressecados e rachados. Além disso, como no caso de muitos outros cosméticos, ele exerceu um efeito psicológico difícil de ser avaliado, induzindo um sentimento de felicidade. Basicamente, trata-se de um cosmético no qual cores e pigmentos estão dispersos numa base que consiste de uma mistura apropriada de óleos, gordura e ceras.

Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...