quarta-feira, 21 de março de 2012

TERRAS RARAS - TECNOLOGIA - FUTURO PRESENTE

Muito se tem falado de um grupo seleto de 17 elementos químicos, sendo 15 do grupo dos Lantanídeos mais o escândio e o ítrio. Os 15 lantanídeos são: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio.
Vejam estes elementos químicos na Tabela Periódica abaixo:
Mas, afinal o que eles tem de tão especial?
* São elementos químicos necessários na produção de alta tecnologia, como smartphone, ipad, telas de LCD, motores, mísseis, supercomputadores.


O maior exportador desses elementos químicos é a China, que hoje responde por cerca de 90% da produção mundial e fixou a meta de 2012 igual a de 2011, exportando cerca de 30.000 toneladas. 
O Brasil tem as maiores reservas destas terras raras, situadas no Amazonas, Goiás e Minas Gerais.Estima-se que o Brasil tenha uma reserva de cerca de 3,5 bilhões de toneladas, porém sua extração, atualmente é feita apenas em escala de laboratório. Espera-se que o Governo Brasileiro, alavanque esta área química industrial, para obter divisas para o nosso país. Hoje, o mercado mundial está na ordem de U$ 5 bilhões anuais. 

Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...