quinta-feira, 22 de março de 2012

TERRAS RARAS, SEM ELAS A ECONOMIA PODE ESTAGNAR

Imaginem vocês, o maior problema do mundo moderno, frente às grandes tecnologias de ponta com a restrição, imposta pela China, em manter a mesma proporção de extração e venda das terras raras, alegando problemas ambientais, uma vez que dos minerais monazíticos são extraídos, apenas 10% de terras raras, o rejeito contém uma lama com elementos radioativos. Tendo em vista que no Brasil serão fabricados ipads pela  taiuanesa Foxconn, fabricante dos produtos da Apple, aumentando a necessidade de terras raras, isto será um fator de risco para o fabricante e para o país. É de se acentuar uma forte reação brasileira, na produção das terras raras, a fim de que não faltem matéria-prima.
Devido a nossas riquezas de terras raras, brasileiras, a Fundação Certi, de Santa catarina, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas(IPT), de São Paulo, e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Rio de Janeiro, estão se articulando para apoiar a iniciativa privada, caso o Brasil decida explorar esses recursos mineral. Uma considerável fonte de 3,5 bilhões de toneladas de terras raras com uma cotação média de R$ 167,00 por quilograma.No final uma quantia considerável de divisas para o nosso país. Eis um caminho, para fortes empreendedores associarem ao Brasil e fazer rios de dinheiro. 
Porém, devemos ressaltar que esta extração deve ser feita com todos os devidos procedimentos, para minimizar o máximo na degradação ambiental, no destino e recuperação das lama formadas na extração das terras raras.
                                           Mineral de terras raras





Smartphone








Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...