sexta-feira, 29 de abril de 2011



DESENVOLVIMENTO PETROQUÍMICO NO RIO DE JANEIRO

A PETROBRAS, sempre investindo na indústria petrolífera, visando uma maior dinâmica no que  tange exploração-armazenamento-refino, e alcançando metas, como desenvolvimento, trabalho e renda, sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, está construindo o COMPERJ – COMPLEXO PETROLÍFERO DO RIO DE JANEIRO. O investimento total está avaliado em R$ 8,5 bilhões. O complexo petroquímico está sendo construído em  uma área de 45 milhões de metros quadrados, localizado no Município de Itaboraí. A sua primeira etapa de funcionamento está marcada para 2014, com o refino de 165 mil barris de petróleo/dia e em uma segunda etapa, com uma nova refinaria, também com a mesma capacidade de refino.
Com  este grande impulso, no qual o Município vem recebendo, escolas técnicas no município e municípios vizinhos estão treinando diversos jovens, para trabalharem nas refinarias.
Cerca de 200 mil pessoas estarão trabalhando direta e indiretamente, no COMPERJ e em todo o Brasil. Com toda esta grandeza, a indústria do setor de construção civil está a todo vapor, e por isso a mão de obra especializada está carente, em todo o Rio de Janeiro. Diversos empreendimentos imobiliários residenciais serão construídos em Itaboraí,  para suprir a demanda existente,    e com isso mais investimento para o Município e os vizinhos.
No complexo petroquímico estarão presentes indústrias de primeira, segunda e terceira geração. A  PETROBRAS espera atrair grandes empresas, para o segmento de terceira geração. No momento, eis o grande filão que ora se apresenta para o cenário internacional de investimento, produzindo bens de consumo duráveis para o Brasil e o exterior. Este é um investimento que eu confio. A hora é esta.
Ailton Seabra
Engenheiro Químico                                           

Nenhum comentário:

  Calcule a molaridade de uma solução preparada dissolvendo 4 moles de cloreto de sódio (NaCl) em 2 litros de água. Qual é...