terça-feira, 16 de novembro de 2010

PROVA DE PORTUGUÊS E LITERATURA DA UFRJ 2011 COM TEXTO ERRADO NOS CONCEITOS FÍSICOS -

CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO                                                                                 2011

Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

                                                              TEXTO I

                              O que há de errado com a felicidade?

         A pergunta do título pode deixar muitos leitores desconcertados. E foi feita mesmo para desconcertar –
     estimular que se faça uma pausa para pensar. Uma pausa em quê? Em nossa busca pela felicidade – que, como  muitos leitores provavelmente concordarão, temos em mente na maior parte do tempo, preenche a maior parte de nossas vidas, não pode nem vai abrandar a marcha, muito menos parar... pelo menos não por  5 mais que um instante (fugaz, sempre fugaz).

         Por que é provável que essa pergunta desconcerte? Porque indagar “o que há de errado com a felicidade?” é como  perguntar o que há de quente no gelo ou de malcheiroso numa rosa. Sendo o gelo incompatível com o calor, e a rosa com o mau cheiro, tais perguntas presumem a viabilidade de uma coexistência inconcebível (onde há calor, não pode haver gelo). De fato, como poderia haver algo de errado com a felicidade ? “Felicidade” não seria sinônimo de ausência de erro?
 10  Da própria impossibilidade de sua presença? Da impossibilidade de todo e qualquer erro?!
   (...)

         Nossas vidas, quer o saibamos ou não e quer o saudemos ou lamentemos, são obras de arte. Para viver como exige a arte da vida, devemos, tal como qualquer outro tipo de artista, estabelecer desafios que são (pelo menos no momento em que estabelecidos) difíceis de confrontar diretamente; devemos escolher alvos que estão (ao menos no momento da escolha) muito além de nosso alcance, e padrões de excelência que, de modo perturbador, parecem permanecer teimosamente muito acima de nossa capacidade (pelo menos a já atingida) de harmonizar com o que quer que estejamos ou possamos estar fazendo. Precisamos tentar o impossível. E, sem o apoio de um prognóstico favorável fidedigno (que dirá da certeza), só podemos esperar que, com longo e penoso esforço, sejamos capazes de algum dia alcançar esses padrões e atingir esses alvos, e assim mostrar que estamos à altura do desafio.

         A incerteza é o habitat natural da vida humana – ainda que a esperança de escapar da incerteza seja o motor das atividades humanas. Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental, mesmo que apenas tacitamente presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade. É por isso que a felicidade “genuína, adequada e total” sempre parece residir em algum lugar à frente: tal como o horizonte, que recua quando se tenta chegar mais perto dele.

   (Adaptado de BAUMAN, Zygmunt. “O que há de errado com a felicidade?” In: A Arte da Vida. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.)

  Vocabulário:
  compósito: adj. 1.  caracterizado pela heterogeneidade de elementos; feito de vários elementos ou partes diferentes; composto.
  (HOUAISS, Antônio, VILLAR, Mauro de Sales. Dicionário HOUAISS da Língua Portuguesa.


COMENTÁRIO:

A definição de calor:
calor é a nomenclatura atribuída à energia sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto se afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e tão pouco é correto afirmar que um corpo possui calor; os corpos (ou sistemas) possuem energia interna e o conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor.
O calor é uma das duas formas disponíveis para se transferir energia de um sistema a outro e expressa a quantidade de energia transferida através da fronteira comum aos sistemas. Se dá portanto sem a variação dos volumes dos sistemas em interação se presente de forma exclusiva. O calor descreve a energia transferida entre sistemas que não se pode ser associada à execução de um trabalho mecânico, este último correspondendo à segunda entre as duas formas de transferência de energia citadas.

Nenhum comentário:

  Calcule a molaridade de uma solução preparada dissolvendo 4 moles de cloreto de sódio (NaCl) em 2 litros de água. Qual é...