segunda-feira, 16 de novembro de 2009

UFRJ - VESTIBULAR 2010 - AVALIAÇÃO DE QUÍMICA SOFREU ENXUGAMENTO

A prova de Química exigirá do candidato uma visão interpretativa e analítica da Química buscando avaliar os seus conhecimentos básicos no nível necessário para o prosseguimento dos estudos em qualquer carreira de nível superior.
O candidato deverá ser capaz de interpretar e elaborar textos e expressões com simbologia química, bem como tabelas e gráficos fazendo relações e extraindo conclusões, assim como resolver problemas envolvendo os aspectos quantitativos e qualitativos das transformações da matéria.
As questões poderão abordar, também, situações que envolvam a Química nos fenômenos naturais, nas atividades humanas e seus impactos no meio ambiente.


QUÍMICA
Aspectos macroscópicos
Substância pura, misturas homogêneas e heterogêneas. Métodos de separação de misturas: decantação, filtração, destilação, cristalização. Reação química, equação química, reagentes e produtos.
Teoria atômica
Teoria atômica de Dalton e o modelo atômico de Rutherford-Bohr. Partículas elementares: próton, nêutron e elétron. Número atômico, número de massa, elemento químico, isótopos, massa atômica. Configuração eletrônica dos elementos.
Classificação periódica
Princípios de ordenação e localização dos elementos em períodos e grupos (famílias). Configuração eletrônica ao longo da tabela periódica; propriedades periódicas dos elementos (raio atômico, energia de ionização e eletronegatividade). Raio iônico.
A ligação química
Ligação iônica e ligação covalente. Teoria de Lewis para a ligação covalente em compostos orgânicos e inorgânicos. Teoria da repulsão dos pares de elétrons de valência para previsão da geometria molecular de compostos orgânicos e inorgânicos. Caráter iônico e caráter covalente das ligações químicas em função da eletronegatividade. Polaridade dos compostos orgânicos e inorgânicos. Forças intermoleculares: interações dipolo-dipolo, dipolo induzido-dipolo induzido (Forças de London) e ligação de hidrogênio. Efeito das forças intermoleculares nas propriedades físicas dos compostos orgânicos e inorgânicos (por exemplo, pontos de fusão e de ebulição). Estados de oxidação: número de oxidação dos elementos a partir da sua localização
na tabela periódica e da fórmula/estrutura dos compostos por eles formados.
Substâncias Inorgânicas
Representação, classificação e reações. Nomenclatura IUPAC e de uso corrente.
Ácidos e bases
Teorias ácido-base de Arrhenius, Brönsted-Lowry e de Lewis. Caráter ácido e básico de compostos inorgânicos e orgânicos (acidez relativa de álcoois, ácidos carboxílicos, ácido carbônico, fenóis e basicidade de aminas). Reações de neutralização.
Cálculos químicos
Massa molecular. Massa do átomo. Massa da molécula. Conceito de mol e constante de Avogadro. Volume molar e equação de Clapeyron. Leis de Lavoisier, de Proust e de Gay-Lussac. Equilíbrio de equações.
Cálculo estequiométrico.
Soluções
Conceitos de solução, solvente, soluto, fase, solução saturada e insaturada. Coeficiente de solubilidade.
Unidades de concentração (mol/L, g/L, ppm) e relações percentuais. Diluição e mistura de soluções.
Processos de dissolução e a solubilidade dos compostos orgânicos e inorgânicos. Propriedades coligativas:
aspectos qualitativos da pressão de vapor e osmótica dos solventes; efeito da concentração de soluto sobre os pontos de fusão e de ebulição.

7
Taxas de reação (velocidades) média e instantânea e fatores que as influenciam (concentração das substâncias, pressão, temperatura, estado de agregação, catalisadores). Teoria das colisões e energia de Ativação. Lei de velocidade e mecanismo de reação (etapa lenta).
.

Equilíbrio químico em sistemas homogêneos e constante de equilíbrio. Princípio de Le Chatelier e fatores que alteram o equilíbrio químico. Constante de auto-ionização da água, pH e pOH. Constante de acidez e basicidade.

Termoquímica
Entalpia, calor de reação, calor de formação, calor de combustão. Energia de ligação. Aspectos energéticos Quantitativos e qualitativos das reações.
Cinética química
Equilíbrio químico
Eletroquímica
Oxidação, redução, agente oxidante e agente redutor. Células eletroquímicas, células eletrolíticas e seus componentes. Potencial de redução de meia pilha na previsão da espontaneidade de reações. Força eletromotriz padrão das células eletroquímicas. Aspectos qualitativos e quantitativos de sistemas eletroquímicos.
Estrutura dos compostos de carbono
Cadeias carbônicas: Representação (estrutura eletrônica, condensada e notação em bastão) e
classificação. Funções orgânicas: hidrocarbonetos (alcanos, alquenos, alquinos e aromáticos), haletos orgânicos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, sais de ácidos, ésteres, aminas e amidas. Nomenclatura IUPAC e de uso corrente para os compostos orgânicos monofuncionais (citadas).
Isomeria
Isomeria constitucional (cadeia, função, compensação e posição) e estereoisomeria (geométrica e óptica em compostos com um carbono quiral).
Reações Orgânicas
Classificação das reações: adição, substituição e eliminação. Reações de adição em alquenos(H2 , HX, H2 O e X2 ). Reações de substituição em aromáticos (nitração, sulfonação e alquilação de Friedel-Crafts).
Reações de ácidos carboxílicos (esterificação e neutralização) e ésteres (hidrólise e saponificação).
Reações de eliminação (haletos de alquila e desidratação de alcoóis). Oxidação enérgica de alquenos, álcoois e aldeídos. Redução de aldeídos e cetonas. Combustão de hidrocarbonetos e compostos oxigenados. Polimerização: adição (em compostos vinílicos) e condensação (poliésteres e poliamidas).
Radioatividade
Fenômenos nucleares e suas respectivas emissões. Transmutação natural e artificial. Fissão e fusão nuclear. Cinética de desintegração nuclear. Aplicação do conceito de meia-vida na resolução de problemas elementares.

Nenhum comentário:

  Calcule a molaridade de uma solução preparada dissolvendo 4 moles de cloreto de sódio (NaCl) em 2 litros de água. Qual é...