sexta-feira, 20 de maio de 2011


"Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar"

por Secom em 19/05/2011 21:24hs
"Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar"Ampliar
  • Fernando Haddad, Ministro da Educação/ Foto: Agência Brasil
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, desta quinta-feira (19), o ministro da Educação, Fernando Haddad, falou da importância do Enem para a formação dos alunos. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.
Enem 2011
Tem uma matriz na página do Inep na internet que você pode verificar todos os conteúdos que podem cair nos exames. Eu recomendo aos estudantes e professores que consultem as provas anteriores, sobretudo a partir de 2009, quando o Enem foi reformulado, mas também consultem a matriz de conteúdos, que vai dar segurança para o aluno sobre o que ele precisa estudar mais. O Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar e cobrir o conteúdo do Ensino Médio, se voltando mais para o raciocínio lógico, para a compreensão dos fenômenos naturais e sociais. O Brasil é o único país do mundo que ainda tem vestibular. E acho que está no caminho de acabar com o vestibular tradicional. São mais de quatro milhões de candidatos. É o segundo maior exame do mundo. Não é trivial fazê-lo, mas penso que os parceiros estão cada vez mais com consciência das suas responsabilidades, para garantir um dia tranquilo para os estudantes.

Nenhum comentário:

  Calcule a molaridade de uma solução preparada dissolvendo 4 moles de cloreto de sódio (NaCl) em 2 litros de água. Qual é...