segunda-feira, 27 de julho de 2009

MONTANDO A BALANÇA






Montando uma balança com material reciclavél

Materiais para a construção da balança:
Arame de aproximadamente 1,5 mm de espessura (um pedaço de 95 cm e outro de 40 cm);
Alicate;
Latinhas de refrigerantes (duas por grupo);
Fios de menor espessura possível (4 pedaços de 14 cm por grupo);
Tesoura;
Alfinete.

Utilize o arame de 90 cm para fazer o corpo da balança: uma base circular como ilustra a figura.


Com o arame de 40 cm faça o braço da balança, procure dobrar ao meio para que não fique desequilibrado.


Corte as latas de refrigerante com aproximadamente 1,5 cm do fundo para fazer os pratos da balança. Faça 4 furos nas latas utilizando o alfinete e com os fios prenda-os no braço da balança.

Balança montada:




Postado por Wesley Pereira da Silva às 19:14

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A QUÍMICA DA PAIXÃO












Diferentes hipóteses científicas sugerem o que ocorre no cérebro da pessoa quando se apaixona por outra. A neuroquímica do amor provoca comportamentos irracionais como os dos apaixonados que fazem loucuras em nome da paixão. Estes agentes neuroquímicos agem de forma semelhante ao que ocorre quando a pessoa está sob o efeito de drogas como a cocaína. Depois passa, pode vir outro estágio melhor, maduro, ou não.
Cientistas verificaram que a dopamina, oxitocina, vasopressina e a feniletilamina (PEA) são substâncias envolvidas na química da paixão. Helen Fisher, pesquisadora da Rutgers University publicou um livro em 2004 chamado “Why We Love: The Nature and Chemistry of Romantic Love” (“Por que Nós Amamos: A Natureza e a Química do Amor Romântico”), no qual ela apresenta a teoria de que a dopamina está elevada na paixão romântica e diminuída na rejeição amorosa. Ela cita referências de estudos realizados com pessoas e animais, e mostra que há um paralelo muito forte entre comportamentos, sentimentos e substâncias químicas ligadas ao amor romântico e àqueles associados à dependência de drogas. Assim como o alcoólico, por exemplo, se sente compelido a beber, a pessoa apaixonada chora dizendo que irá morrer sem seu (a) amado (a).
Como é que pessoas adultas, inteligentes ficam presas a paixões irracionais? Esta química complexa no cérebro explica em parte isso. Mas há algo mais profundo. Evidências de estudos mostram que quando os relacionamentos se aprofundam, a paixão diminui. O efeito da droga passa, e a realidade do amor maduro pode surgir.
Andréas Bartels e Semir Zeki da University College, em Londres, no ano 2000 localizaram uma área no cérebro que é ativada pelo amor romântico. Eles examinaram estudantes que disseram estar muito apaixonados, fizeram ressonância magnética de seus cérebros, localizando uma pequena área muito ativada, diferente da que era ativada quando há só amizade normal. Viram, também, que esta área era diferente da ativada quando a pessoa sente outras emoções, como medo e raiva.
As regiões do cérebro ativadas pelo amor romântico são também responsáveis pela euforia induzida por drogas como a cocaína. O cérebro das pessoas apaixonadas, o estudo mostrou, não parece com o das pessoas experimentando sentimentos fortes, mas como o das que cheiram cocaína. A conclusão dos cientistas é que a paixão usa mecanismos do sistema nervoso que são ativados durante o processo de formar uma dependência química (adicção). Daí o Dr.Larry Young, pesquisador na área de ligações sociais na Emory University, em Atlanta, na Geórgia, falando das pessoas apaixonadas, disse: “Nós estamos literalmente adictos (drogados) ao amor.”
Helen Fisher sugere que o amor, sob o ponto de vista neurobioquímico, ocorre em três “sabores”: sensual, romântico e de longo relacionamento. Há uma sobreposição neles, mas estes existem separadamente segundo os sistemas emocionais, motivacionais e neuroquímicos.
O primeiro, claro, envolve uma fissura por sexo, e Jim Pfaus, psicólogo da Concórdia University em Montreal, diz que ocorre algo semelhante ao estado induzido pela ingestão de opiáceos. Aumenta o nível de serotonina, oxitocina, vasopressina e opiáceos endógenos (fabricados naturalmente pelo corpo e equivalentes à heroína). Estes químicos servem para relaxar o corpo, produzir prazer e saciedade.
Em seguida, vem a atração romântica, a paixão ou “amor obsessivo”. Parece ser uma evolução da atração sensual que focaliza em uma pessoa específica. É um estado caracterizado por sentimentos de estimulação e intrusão, além de pensamentos obsessivos para com o objeto da paixão. Alguns autores sugerem que este é um estado mental que compartilha características neuroquímicas semelhantes às que ocorrem na fase eufórica ou maníaca da Desordem Afetiva Bipolar. Dra. Fisher sugere que parece com algo do Transtorno Obsessivo-Compulsivo.
Os estudos mostraram que a paixão, por ser instável, não é uma boa base para educar ou criar filhos. Mas, sim, o final estágio que pode vir após a atração sensual e a paixão, o terceiro tipo estudado pela Dra. Fisher, o amor de longo relacionamento, que permite aos pais poderem fazer um bom trabalho na criação dos filhos. Este estado, segundo ela, é caracterizado por sentimentos de calma, segurança, conforto social e união emocional.
Quando alguém é movido pela paixão pode fazer muita besteira: destruir vidas, envolver-se em situações de adultério, às vezes, complicados, romper com sua família, tudo em nome de uma química disparada por decisões pessoais complexas que não tira da pessoa apaixonada a capacidade de escolher e tomar uma decisão racional. Nesse caso, de histórias tristes motivadas pela sensação do amor romântico, com rompimentos de relacionamentos familiares, a paixão é também uma droga.
Há uma diferença entre paixão e atração. Quando uma pessoa se sente atraída por outra, num primeiro momento ela sente que algo tocou em suas emoções ao observar aquele indivíduo. Surge uma atração. Dependendo do que ela fará com a primeira atração, poderá surgir ou não a paixão. Um primeiro olhar, a tentação, não é o problema principal. Tudo depende do que a pessoa fará em seguida em sua mente e, depois, no contato social.
Fábia (nome fictício) não se sentia amada por seu marido há muito tempo. Sendo uma pessoa fechada, ela não abria isso para ele. Em parte cria que as coisas poderiam ser resolvidas com o tempo, ou com poucas e não específicas reclamações. Nada mudou. Em seu trabalho havia um colega que ao elogiá-la, despertou pouco a pouco um sentimento de apreciação que ela tanto esperava do marido. Fábia tinha muita dificuldade de abrir o coração, e com isso seu marido não “adivinhava” o que ela precisava. O tempo passou e ela se sentiu fortemente atraída pelo colega do trabalho. A paixão tomou conta de sua mente e ela deixou seguir livremente em seus pensamentos.
Sentir falta de carinho, valorização, companhia, diálogo no casamento não é justificativa para a infidelidade. Explica, mas não justifica. Fábia traiu seu marido em termos afetivos. A carência que ela já havia trazido para dentro do casamento, mais a falta de manifestação de afeto por parte do marido, e os elogios do colega de trabalho foram suficientes para ela se apaixonar por ele e ficar fria e ríspida com o marido.
Um ano e pouco depois desse “namoro” extraconjugal, algo começou a acontecer com Fábia e o colega. Surgiram problemas entre eles. Ela começou a ver que ele também tinha algumas dificuldades. E rompeu. Seu marido ficou sabendo da situação e abalou-se muito. Receberam ajuda com aconselhamento matrimonial, e agora estão bem melhor no casamento com perspectivas de bom amadurecimento como casal.
A atração vira paixão quando a pessoa se deixa levar pela emoção, quando nutre o sentimento, quando não coloca nenhuma barreira para ele em sua mente. Daí fica difícil romper e administrar esse afeto tão forte, que pode virar uma obsessão.
Uma pessoa casada pode ter um primeiro olhar de atração, mas pode ficar só nele e nada mais. Ou pode ir adiante, se ela alimentar o pensamento e o sentimento em seu coração. Há uma diferença entre ser tentado e cair em tentação. A paixão ocorre quando a pessoa já se deixou levar pela imaginação, nutriu sentimentos para com a outra pessoa, então fica presa.
A razão é uma função executiva da mente humana e deve ser usada para auxiliar na administração dos sentimentos. Forte e madura é a pessoa que aprendeu a lidar com suas emoções de uma maneira que pode ter os sentimentos, mas que não deixa que eles a tenham.
_______
Cesar Vasconcellos de Souza
http://www.vidaadois.net/

terça-feira, 21 de julho de 2009

CLASSIFICAÇÃO PERIÓDICA - PONTO CERTO - VESTIBULAR UFRJ - UFF - UERJ - UFRRJ


Para resolvermos diversos problemas de QUÍMICA, precisamos estar bem familiarizado com a TABELA PERIÓDICA. Conhecermos bem os símbolos químicos, período e família ajudam muito. Diversos problemas são resolvidos facilmente, quando temos um bom conhecimento da TABELA PERIÓDICA.
DICAS:
- Conhecer bem os símbolos químicos
- Conhecer os períodos, que são as colunas horizontais, que são sete.
- Conhecer as famílias, pois auxiliam na distribuição eletrônica, principalmente da última camada(elementos representativos).

sexta-feira, 10 de julho de 2009

INSCRIÇÕES NO ENEM 2009 - ÚLTIMOS DIAS


FAÇA SUA INSCRIÇÃO NO ENEM 2009, CLICANDO NESTE SITE:

http://www.enem.inep.gov.br/

UTILIZAÇÃO DO ENEM PELAS UNIVERSIDADES DO BRASIL


Utilização do ENEM pelas Universidades do Sudeste – Lista e Resultado

Região Sudeste
1 – Universidade Federal do ABC (UFABC) – Adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes.
2 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Em fase de decisão .
3 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Todos os cursos adotarão Enem pelo menos como 1ª fase [...]

maio 19th, 2009 | Arquivado em Enem | Nenhum Comentario
Como a UFG, UFMT, UFMS e UFGD utilizarao o ENEM em 2009 e 2010

A Universidade Federal de Goiás (UFG) que já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do seu processo seletivo. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão. Já a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) – Aprovado em 1ª fase para 2009.
A Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – [...]

ENEM - 2009 - INSCRIÇÕES

INSCRICOES DO ENEM 2009 – 2 milhões ja se inscreveram

O Enem 2009 (Exame Nacional do Ensino Médio) já tem 2.043.977 candidatos, após 16 dias de inscrição. A informação é do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável por toda a logística e aplicação da prova.

São Paulo é o Estado com mais inscritos com mais de 400 mil escritos, seguido de Minas Gerais com pouco mais de 200 mil estudantes inscritos para o Enem 2009.

Veja o quadro:

INSCRIÇÕES DO ENEM 2009

ACRE6 536

ALAGOAS 15.394

AMAPÁ 8.433

AMAZONAS 67.149

BAHIA 154.148

CEARÁ 64.909

DISTRITO FEDERAL 33.541

ESPÍRITO SANTO 51.574

GOIÁS 64.921

MARANHÃO 60.477

MATO GROSSO 59.232

MATO GROSSO DO SUL 36.458

MINAS GERAIS 212.841

PARANÁ 110.252

PARAÍBA 25.750

PARÁ 59.905

PERNAMBUCO 102.691

PIAUÍ 36.460

RIO DE JANEIRO 162.069

RIO GRANDE DO NORTE 33.717

RIO GRANDE DO SUL 115.256

RONDÔNIA 16.983

RORAIMA 6.089

SANTA CATARINA 35.749

SERGIPE 19.592

SÃO PAULO 467.548

TOCANTINS 16.303

segunda-feira, 6 de julho de 2009

QUALIFICAÇÃO DO VESTIBULAR 2010 -UERJ

edital de convocação para o Exame de Qualificaçãodo Vestibular Estadual 2010
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro torna público o presente Edital, com normas, rotinas e procedimentos relativos ao
Exame de Qualificação, primeira fase do Vestibular Estadual 2010, para ingresso nos cursos de graduação da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) e do Centro Universitário
Estadual da Zona Oeste (UEZO) e nos cursos de formação de oficiais da Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de
Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (ABM D. Pedro II/CBMERJ), e da Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia
Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMERJ).
1. DA REALIZAÇÃO
1.1 A realização do Exame de Qualificação ficará a cargo do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA), vinculado à
Sub-reitoria de Graduação (SR-1) da UERJ e localizado na rua São Francisco Xavier, nº 524, Pavilhão João Lyra Filho,
1º andar, bloco F, sala 1148, Maracanã, Rio de Janeiro, CEP 20550-013, telefones (21) 2587-7737, 2587-7611, 2587-7343
e 2587-7307.
1.2 O DSEA planejará, coordenará e executará o Exame de Qualificação, divulgando todas as informações pertinentes ao
processo seletivo, de acordo com os prazos estabelecidos no calendário (Anexo I).
1.3 O Exame de Qualificação estará aberto a todos aqueles que tenham concluído ou estejam cursando o último ano do
ensino médio.
1.4 O Exame de Qualificação será realizado em duas ocasiões no decorrer do ano de 2009: 1º Exame de Qualificação do
Vestibular Estadual 2010 e 2º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2010, nas datas estabelecidas no calendário
(Anexo 1).
1.5 O candidato poderá optar pela realização do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2010, do 2º Exame de
Qualificação do Vestibular Estadual 2010 ou, ainda, pela realização de ambos.
1.5.1 Deverá ser realizada uma inscrição específica para cada um dos Exames de Qualificação.
1.6 Os resultados dos Exames de Qualificação serão válidos, unicamente, para o Vestibular Estadual 2010.
1.7 O candidato que realizar os dois Exames de Qualificação terá somente o melhor desempenho considerado no cálculo do
resultado final no Vestibular Estadual 2010.
1.8 A aprovação no Exame de Qualificação não implica a inscrição automática para o Exame Discursivo, segunda fase do
Vestibular Estadual 2010, sendo obrigatória nova inscrição do candidato, em data a ser divulgada em calendário constante
do Edital de Convocação para o Exame Discursivo do Vestibular Estadual 2010.
1.9 Não haverá escolha de instituição nem de carreira no Exame de Qualificação.
1.10 O candidato que desejar se inscrever, na segunda fase, para uma das vagas oferecidas no curso de formação de oficiais da
Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II deverá ter sido aprovado na primeira fase e ter nascido entre 1º de janeiro de
1985 e 1º de janeiro de 1993.
1.11 O candidato que desejar se inscrever, na segunda fase, para uma das vagas oferecidas no curso de formação de oficiais da
Academia de Polícia Militar D. João VI deverá ter sido aprovado na primeira fase e ter, no mínimo, 18 (dezoito) anos e,
no máximo, 30 (trinta) anos até a data da matrícula, em 1º de março de 2010, excetuando-se o candidato praça policial
militar oriundo do estado do Rio de Janeiro, para o qual não será fixado limite máximo de idade.
2. DA INSCRIÇÃO
2.1 Para realizar a inscrição em cada um dos Exames de Qualificação, o candidato deverá, nos períodos indicados no calendário
(Anexo 1), adotar os seguintes procedimentos:
a) acessar o endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br;
Manual 1 do Candidato vestibular estadual 2010 Exame de Qualificação edital
b) tomar ciência das normas do Edital;
c) preencher, de acordo com as instruções específicas disponíveis, o Requerimento de Inscrição e o Questionário de
Informações Socioculturais;
d) imprimir o Protocolo do Requerimento de Inscrição;
e) imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 41,00 (quarenta e um reais);
f) efetuar o pagamento da taxa de inscrição até a data estabelecida no calendário (Anexo 1).
2.1.1 Ao candidato isento do pagamento da taxa de inscrição não será exigido o cumprimento dos procedimentos indicados
nas alíneas e e f.
2.2 Não serão aceitos pagamentos efetuados por meio de transferência ou depósito bancários.
2.3 O candidato deverá manter sob sua posse, para eventuais comprovações junto ao DSEA, o Protocolo do Requerimento de
Inscrição e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.
2.4 Em nenhuma hipótese haverá devolução da quantia paga.
2.5 O preenchimento do Requerimento de Inscrição será de inteira responsabilidade do candidato e, para que possa produzir
todos os efeitos a que se destina, deverá obedecer estritamente às normas deste Edital e às instruções que constam do
endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br.
2.6 O DSEA não se responsabilizará pelos Requerimentos de Inscrição não recebidos por motivos de ordem técnica que
impossibilitem a transmissão dos dados, principalmente no último dia de inscrição.
2.7 A inscrição do candidato não-isento somente será efetivada após a confirmação, pelo DSEA, do pagamento da taxa de
inscrição.
2.8 Somente serão efetivadas as inscrições realizadas e pagas no período estabelecido no calendário (Anexo 1).
2.9 Se, para um mesmo candidato, houver mais de uma inscrição efetivada, será considerada somente a de data mais recente
ou, se for o caso, a de horário mais recente.
2.10 O candidato portador de necessidades especiais que precise de condições específicas para realizar a prova deverá procurar o
DSEA, no período indicado no calendário (Anexo 1), munido de atestado médico com parecer descritivo dessas necessidades
e do tipo de atendimento diferenciado que deve ser oferecido.
2.10.1 O não-comparecimento ao DSEA implicará a realização da prova nas mesmas condições dos demais candidatos.
2.11 O não-cumprimento de qualquer procedimento de inscrição impedirá a sua efetivação.
2.12 A inscrição no Exame de Qualificação implicará a aceitação irrestrita das condições estabelecidas pelo DSEA, não cabendo
ao candidato qualquer recurso quanto às normas contidas neste Edital.
3. DA CON FIR MAÇÃO DE INS CRIÇÃO
3.1 O Cartão de Confirmação de Inscrição no Exame de Qualificação, comprovante formal da inscrição, estará disponível no
endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br, nos períodos estabelecidos no calendário (Anexo 1).
3.2 Para a realização da prova, o candidato deverá apresentar o Cartão de Confirmação de Inscrição e o original de qualquer
documento oficial de identificação com foto; não será aceita fotocópia deste documento.
3.2.1 Serão aceitos os documentos de identificação expedidos pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas,
Polícias Militares e demais órgãos legalmente habilitados para emissão de tais documentos, além da Carteira Nacional
de Habilitação com foto, Passaporte e Carteira de Trabalho e Previdência Social.
3.3 O candidato, ao obter o Cartão de Confirmação de Inscrição, deverá :
a) tomar ciência do horário e local (endereço e número da sala) de realização da prova;
b) conferir os seus dados pessoais: nome; número, sigla do órgão expedidor e do estado emitente do documento de
identificação; data de nascimento e sexo;
c) verificar se estão de acordo com o Protocolo do Requerimento de Inscrição os seguintes dados: número de inscrição e
opção de Língua Estrangeira.
3.4 O candidato que verificar incorreções nas informações apresentadas no Cartão de Confirmação de Inscrição, ou que não
conseguir imprimi-lo, deverá comparecer ao local estabelecido no calendário (Anexo 1), no período e horário indicados,
Manual 2 do Candidato vestibular estadual 2010 Exame de Qualificação edital
de posse de seu documento de identidade, do Protocolo do Requerimento de Inscrição e do comprovante de pagamento da
taxa de inscrição.
3.4.1 Nenhuma alteração será efetuada após o período de retificação, valendo, portanto, os dados constantes do Cartão de
Confirmação de Inscrição.
4. DA PROVA
4.1 A prova do Exame de Qualificação, comum a todos os candidatos inscritos, terá como objetivo avaliar as habilidades e as
competências fundamentais para o ingresso no ensino superior e para o exercício pleno da cidadania (Anexo 2).
4.2 A prova do Exame de Qualificação constará de questões objetivas, de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos
básicos (Anexo 3) de disciplinas agrupadas nas três áreas determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o
ensino médio:
a) Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
b) Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;
c) Ciências Humanas e suas Tecnologias.
4.3 Cada Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2010 terá sua prova aplicada em data estabelecida no calendário
(Anexo 1).
4.4 O candidato somente poderá realizar a prova no local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição, sendo de sua inteira
responsabilidade a locomoção até o local da prova.
4.5 O candidato deverá apresentar-se no local da prova, no dia indicado no calendário (Anexo 1), às 8 (oito) horas, munido
de Cartão de Confirmação de Inscrição, caneta esferográfica preta ou azul e qualquer um dos documentos de identificação
original indicados no item 3.2.1.
4.6 A prova terá início às 9 (nove) horas e duração de 4 (quatro) horas.
4.7 Não será permitida a entrada de candidato após o horário estabelecido para o início da prova; neste caso, o candidato será
considerado eliminado do Exame de Qualificação que estiver sendo realizado.
4.8 O DSEA, visando a preservar a veracidade e a legitimidade do processo de seleção, procederá, no ato de aplicação da prova,
à autenticação digital da identidade do candidato.
4.9 A prova e o gabarito serão oficialmente divulgados em data e locais informados no calendário (Anexo 1).
4.10 Será admitida solicitação de recursos quanto à formulação das questões e quanto ao gabarito, desde que devidamente
fundamentados, no prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar da data de sua divulgação, das 10 às 17 horas, na UERJ/DSEA –
Pavilhão João Lyra Filho, 1º andar, bloco F, sala 1141 – ou na UENF – Prédio P5, térreo, sala Comvest, localizada na avenida
Alberto Lamego, 2000, Horto, Campo dos Goytacazes.
4.10.1 Não serão aceitos recursos via fax e por e-mail.
4.11 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de prova e tampouco serão admitidos recursos fora do prazo
estabelecido.
5. DOS RESULTADOS
5.1 De acordo com os resultados do Exame de Qualificação, os candidatos serão alocados em 5 (cinco) faixas para a realização
do Exame Discursivo:
A - aprovados com recomendação A: número de acertos maior do que 70% das questões da prova do Exame de Qualificação –
esses candidatos receberão um bônus de 20 (vinte) pontos para ser acrescido ao resultado do Exame Discursivo;
B - aprovados com recomendação B: número de acertos maior do que 60% e igual ou menor do que 70% das questões da
prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 15 (quinze) pontos para ser acrescido ao
resultado do Exame Discursivo;
C - aprovados com recomendação C: número de acertos maior do que 50% e igual ou menor do que 60% das questões
da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 10 (dez) pontos para ser acrescido ao
resultado do Exame Discursivo;
Manual 3 do Candidato vestibular estadual 2010 Exame de Qualificação edital
D - aprovados com recomendação D: número de acertos maior do que 40% e igual ou menor do que 50% das questões
da prova do Exame de Qualificação – esses candidatos receberão um bônus de 5 (cinco) pontos para ser acrescido ao
resultado do Exame Discursivo;
E - reprovados: número de acertos igual ou menor do que 40% das questões da prova do Exame de Qualificação – esses
candidatos não poderão realizar o Exame Discursivo.
5.2 Os resultados do Exame de Qualificação serão divulgados em data e locais informados no calendário (Anexo 1).
6. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 O candidato aprovado em pelo menos um dos Exames de Qualificação estará apto a realizar o Exame Discursivo, segunda
fase do Vestibular Estadual 2010, e, somente nesta fase, fará opção pela instituição, pela carreira e, se for o caso, pelo
Sistema de Cotas regido pela Lei Estadual nº 5346/2008.
6.2 As disposições, instruções e informações contidas no endereço eletrônico www.vestibular.uerj.br, no Requerimento de
Inscrição e na capa da prova constituem normas que complementarão o presente Edital.
6.3 O candidato impedido de comparecer à UERJ, à UENF ou à UEZO para qualquer procedimento administrativo poderá
constituir um representante por meio de procuração específica por instrumento público ou particular, neste último caso
com firma reconhecida; sendo menor, poderá ser representado por seu responsável, mediante documento que comprove
paternidade, maternidade, guarda ou tutela.
6.4 O candidato deverá, sempre que necessário, comparecer ao DSEA para atualizar seu endereço de correspondência, sendo
de sua responsabilidade os prejuízos decorrentes da não-atualização.
6.5 A UERJ, a qualquer tempo, reserva-se o direito de utilizar diferentes instrumentos para aferir as informações prestadas pelo
candidato.
6.6 Será eliminado do Vestibular Estadual 2010 o candidato que:
a) durante a prova, utilizar máquinas de calcular, aparelhos de reprodução de som ou imagem, com ou sem fones de ouvido,
telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espécie.
b) fizer uso de documentos ou informações falsas, ou ainda de outros meios ilícitos, durante o processo seletivo.
6.7 Nas salas de prova não será permitido aos candidatos portar arma de fogo, fumar, usar relógio digital ou boné de qualquer
tipo, bem como utilizar réguas de cálculo, esquadros, compassos, transferidores ou similares e corretores ortográficos
líquidos.
6.8 O DSEA divulgará, sempre que necessário, editais, normas complementares e avisos oficiais sobre o Exame de Qualificação
do Vestibular Estadual 2010.
6.9 É obrigação do candidato manter-se informado sobre datas, locais e prazos estabelecidos no calendário (Anexo 1) referentes
ao Exames de Qualificação do Vestibular Estadual 2010, além de editais, normas complementares e avisos oficiais.
6.10 O DSEA não se responsabilizará por eventuais publicações de provas, gabaritos, resultados ou outros tipos de materiais,
por quaisquer meios de divulgação que não sejam os previstos no presente Edital.
6.11 A legislação a ser aplicada ao Vestibular Estadual 2010 será aquela em vigor na data da publicação deste Edital no Diário
Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
6.12 Os casos omissos serão resolvidos pelo DSEA/SR-1.
6.13 Para dirimir todas as questões oriundas do presente Edital, é competente o Foro da Cidade do Rio de Janeiro.
Manual 4 do Candidato vestibular estadual 2010 Exame de Qualificação edital

VESTIBULAR UERJ - 2010

Fazem parte do Vestibular Estadual 2010 as seguintes instituições:
• Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ);
• Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF);
• Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO)
• Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro
(ABM D. Pedro II/CBMERJ);
• Academia de Polícia Militar D. João VI, da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (APM D. João VI/PMERJ).
A UERJ, por meio do Departamento de Seleção Acadêmica (DSEA) da Sub-reitoria de Graduação (SR-1), coordena, planeja e
executa todo o processo de ingresso às carreiras da UERJ, da UENF e da UEZO e a parte acadêmica
do acesso aos cursos da
ABM D. Pedro II e da APM D. João VI.
O processo seletivo para as carreiras da UERJ, da UENF e da UEZO e para a parte acadêmica da ABM D. Pedro II e da APM D. João VI
é constituído de duas fases distintas e obrigatórias: Exame de Qualificação e Exame Discursivo.
Exame de Qualificação (1ª fase)
• Estará aberto a candidatos que tenham concluído
ou que estejam cursando o último ano do ensino médio.
• Ocorrerá em duas ocasiões durante o ano, sendo obrigatória a realização de pelo menos um dos exames.
• Não haverá escolha de instituição nem de carreira.
• Realizar-se-á por meio de uma prova de múltipla escolha, comum a todos os candidatos
inscritos, que visa à aferição de
habilidades
e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, aplicadas aos conteúdos básicos de disciplinas
agrupadas nas três áreas do conhecimento, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio:
– Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
– Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias;
– Ciências Humanas e suas Tecnologias.
• Os resultados do Exame de Qualificação serão válidos apenas para o Vestibular Estadual 2010.
• A aprovação no Exame de Qualificação não implicará a inscrição automática para o Exame Discursivo, sendo obrigatória nova
inscrição do candidato, específica para o Exame Discursivo.
Exame Discursivo (2ª fase)
• Estará aberto unicamente aos candidatos que tiverem obtido aprovação no Exame de Qualificação e que tenham
concluído ou estejam cursando o último ano do ensino médio.
• Haverá escolha de instituição (UERJ, UENF, UEZO, CBMERJ ou PMERJ) e de carreira.
• Realizar-se-á em um único dia e será composto por uma prova de Língua Portuguesa Instrumental com Redação e duas
provas de disciplinas específicas para a carreira escolhida pelo candidato, uma delas com peso dois, de forma a avaliar
competências, habilidades e conteúdos pertinentes às diferentes instituições e carreiras.
• O resultado do processo seletivo para as carreiras da UERJ, da UENF e da UEZO e para a parte acadêmica dos cursos da ABM
D. Pedro II e da APM D. João VI considerará o somatório dos pontos obtidos pelo candidato nas provas do Exame Discursivo
acrescido, para os candidatos das faixas A, B, C e D do Exame de Qualificação, de um bônus em pontuação, conforme o Edital
de Convocação deste Exame.
• O resultado do Exame Discursivo será válido apenas para o Vestibular Estadual 2010.
informações gerais
1 Manual do Candidato vestibular estadual 2010 Exame de Qualificação Informações Gerais

VESTIBULAR UFF -2010 -ENEM

CONCURSO VESTIBULAR - 2010

EDITAL N°1

O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, considerando o estabelecido em Decisões do Conselho de Ensino e Pesquisa e do Conselho Universitário e de acordo com as disposições da legislação em vigor, torna público o presente Edital, contendo orientações necessárias à realização do Concurso Vestibular UFF 2010.
1 A realização do Concurso Vestibular 2010 está a cargo da Coordenadoria de Seleção (COSEAC), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC). A esta Coordenadoria cabe a responsabilidade de planejar, coordenar e executar o Concurso Vestibular, bem como divulgar todas as informações pertinentes.

1.2 Informações da COSEAC

*

endereço: Av. Visconde de Rio Branco, s/nº – Campus do Gragoatá – bloco C – térreo – São Domingos - Niterói – RJ – CEP: 24210-350
*

telefones: (21) 2629-2805/2629-2806
*

telefaxes: (21) 2629-2804/2629-2820
*

correio eletrônico:

1.3 O Concurso Vestibular estará aberto aos candidatos que tenham concluído curso de Ensino Médio ou curso equivalente e aos que estejam cursando, no ano letivo de 2009, a última série de Curso de Ensino Médio ou de curso equivalente.

2 O Concurso Vestibular 2010 da Universidade Federal Fluminense será realizado em duas etapas.

3. A 1a ETAPA do Concurso Vestibular 2010 será eliminatória e a 2a ETAPA terá caráter classificatório.

3.1 A primeira etapa será composta de questões exclusivamente de múltipla escolha e a segunda etapa será composta de questões exclusivamente discursivas.

4. Para concorrer às vagas oferecidas pela Universidade Federal Fluminense no Concurso Vestibular 2010, o candidato deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Exame Nacional de Ensino Médio e, munido do número de inscrição no ENEM, efetuar sua inscrição no Concurso Vestibular UFF 2010, em conformidade com as normas estabelecidas em Edital Complementar que será publicado em data a ser divulgada posteriormente.

5. A inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio será admitida somente via Internet, no endereço eletrônico http://www.enem.inep.gov.br/ e solicitada no período entre 8 horas do dia 15 de junho de 2009 e 23 horas e 59 minutos do dia 17 de julho de 2009, observado o horário oficial de Brasília, em conformidade com a Portaria MEC número 109 de 27 de maio de 2009.

6. Será convocado para a 2a ETAPA do Concurso Vestibular UFF 2010 o candidato que alcançar um número mínimo de acertos obtido pela média aritmética simples entre o número de questões objetivas do ENEM e o número de questões objetivas da primeira etapa do Concurso Vestibular UFF 2010, excetuando-se as questões de Língua Estrangeira.

6.1 A convocação de que trata este item será feita de modo que em cada curso oferecido seja mantida a relação de, do mínimo, 3 e, no máximo, 8 candidatos para cada vaga.

7. Todas as demais normas do Concurso Vestibular UFF 2010 serão divulgados em Edital Complementar.


Niterói, 15 de junho de 2009.

Roberto de Souza Salles
Reitor

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...