segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ENERGÉTICO

Enquanto o Brasil cresce no descobrimento de novos poços de petróleo em suas terras e no mar, principalmente na região Sudeste do País, cresce também o número de empregos nesta região e centros de pesquisas aumentam vertiginosamente, para dar todo o suporte técnico, para todo o complexo que envolve, desde o descobrimento, até a destilação do petróleo. Isto envolve uma quantidade enorme de dinheiro, para prospecção, onde foi aprovada a compra de cerca de 20 sondas para águas ultraprofundas, novas plataformas, navios para transporte, usinas, tubulações, isto tudo envolvendo toda a engrenagem de todos os setores de trabalho. O País enriquece, o mundo todo de olho em nosso crescimento corre para se instalar aqui com tudo que se pode empregar na área energética petrolífera, ao contrário do que acontece no "Velho Mundo", onde a quebradeira é geral, atingindo países grandes, médios e pequenos. O Brasil, finalmente conseguiu colocar toda a máquina para funcionar, não pode parar, mas com um planejamento estratégico energético nacional, para o bem estar de sua população e não de uma concentração pequena de bilionários. Para aplicar dinheiro aqui, só se for para o crescimento nacional e não da especulação de papéis, onde entravam e saíam bilhões de dólares por ano, só da especulação. Esse dinheiro sujo de especulação, não serve para o nosso modelo econômico, que tanto tem despertado inveja, mundo afora.

Ailton Seabra
Engº Químico

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A água em nossa vida


Quando me vejo, no Rio de Janeiro e olho os termômetros das ruas marcando as casas acima de 40º C, fico mal humorado. O calor, na acepção quente é bom, mas acima dos 30ºC é extremamente desagradável. Aí me deparo, como é bom beber água o dia inteiro, para o bom funcionamento de nosso corpo. Eu tenho visto muita gente, trocando água por refrigerante, por sucos e diversas bebidas que aparecem no mercado e bebem o dia inteiro e esquecem da nossa fonte de vida, a água.
A nossa relação com a água pura e a temperatura ambiente é extremamente saudável e faz parte integrante da manutenção de todas as reações químicas que ocorrem em nosso corpo, durante todos os dias.
Primeiro, ao acordarmos a nossa primeira reação é a ingestão de água pura, filtrada, para repormos a água perdida através da urina, o que causa a concentração do sangue e aumento de sua viscosidade, forçando o nosso coração, ao passo que após a ingestão de água pura, garantimos a fluidez do sangue, aumentando a sua velocidade, resguardando o nosso coração e os demais órgãos, pois trabalham harmônicamente. Água pura, a fim de que nossas reações intracelulares ocorram, sem interferências de outros elementos químicos, causando reações secundárias e/ou paralelas, nocivas a todo sistema do corpo humano.
Além de saudável, beber água logo quando acordamos, fazemos o nosso intestino funcionar, melhorando e muito a nossa defecação, hoje em dia muito prejudicada em muitas pessoas que sofrem de prisão de ventre, pela falta de ingestão correta de água.
Beber água, sempre será um excelente negócio para o bom funcionamento do corpo humano, bem como aumentando a sua longevidade.

Ailton Seabra
Engº Químico

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...