Pular para o conteúdo principal

ENEM 2010

Conteúdo regular, avaliam professores

O conteúdo da prova do Enem foi avaliado como regular por professores de Florianópolis. Enquanto as perguntas de física foram consideradas repetitivas, as de química foram diversificadas e atuais. A percepção comum entre os especialistas é que em todas as disciplinas foi exigida muita reflexão do candidato.

A redação abordou o Trabalho na Construção da Dignidade Humana e não foi surpresa, já que todos os anos as temáticas são com foco em questões sociais. Para a professora de redação Maristela Cordioli, a dissertação voltada para as demandas sociais é sempre um acerto do Enem. Ela lembra que já é tradicional, também, a prova propor que o concorrente apresente sugestões para a situação.

– A exigência mínima de alguém que vai para uma universidade é ter conhecimento sobre os problemas sociais do país – salienta Maristela.

De acordo com o professor do pré-vestibular da UFSC Otavio Augusto Auler, o exame de história também trouxe questões com um trato mais crítico sobre os fatos do passado, porém, os enunciados não estavam tão claros, com dúbia interpretação.

Já a prova de química foi bem avaliada. O professor Jackson Garcia elogiou a prova. Das 45 questões da avaliação de ciências da natureza, 21 foram de química. Ele destaca que as perguntas foram bem diversificadas e de relevância contemporânea, com questionamentos sobre reciclagem de resíduos industriais, poluição do ar e solo e produção de energia a partir de combustíveis renováveis.

Se, em algumas disciplinas, a aposta foi em quesitos inovadores para fazer o aluno refletir, outras foram muito similares aos de testes anteriores. O professor do curso pré-vestibular Gaia Glauco Borba explica que retornaram no Enem 2010 assuntos “batidos” nos vestibulares e no exame do último ano, com ondas magnéticas, fontes alternadas e potência elétrica.

– Quem estudou a prova de 2009 se preparou bem para enfrentar o concurso de agora. Faltou criatividade dos que elaboraram o questionário – aponta.

As perguntas de matemática representaram 25% da prova de ontem. De acordo com o professor do pré-vestibular da UFSC Rafael Sales, os alunos relataram que o exame estava cansativo, com enunciados grandes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

TABELA PERIÓDICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

TABELA PERIÓDICA Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais – estão em amarelo,lilás, azul escuro e claro,e rosa . Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica, calorífica. Ametais – estão na cor verde e laranja. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Gases Nobres – estão na cor de barro. Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos. II -  As colunas horizontais: Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico. Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.  Os elementos que estão no 2º período têm as camadas K  e L. Os elementos que estão no 3º perí...

TABELA PERIÓDICA

História da Tabela Periódica Introdução A tabela periódica a que hoje temos acesso não foi sempre igual desde que foi criada, tendo sofrido muitas alterações. A tabela periódica “nasceu” da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. Desde a primeira tentativa de Dobereiner de classificar os elementos, a tabela periódica sofreu inúmeras alterações, passando por Chancourtóis, Newlands, Meyer e Mendeleev. História da tabela periódica A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e das suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo as suas características. Até 1800 aproximadamente mesmo número de camadas de elétrons. 30 Elementos eram conhecidos; hoje me dia, na Tabela Periódica constam 109 elementos. O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em interval...