Pular para o conteúdo principal

 EXERCICIOS SOBRE ESTEQUIMETRIA!

  1. Massa molar e mol: Qual a massa de 2 mols de água (H₂O)? (Dados: H = 1 g/mol; O = 16 g/mol)
  2. Cálculo estequiométrico: Considere a reação: N₂ + 3H₂ → 2NH₃. Quantos gramas de amônia (NH₃) são produzidos a partir de 14 g de nitrogênio (N₂)? (Dados: N = 14 g/mol; H = 1 g/mol)
  3. Reagente limitante: Em uma reação entre 10 g de hidrogênio e 80 g de oxigênio, qual é o reagente limitante? (Dados: H = 1 g/mol; O = 16 g/mol)
  4. Rendimento de reação: Uma reação teórica produz 20 g de um composto, mas na prática foram obtidos apenas 16 g. Qual o rendimento percentual da reação?
  5. Lei de Avogadro: Qual o volume, em litros, ocupado por 2 mols de um gás ideal nas CNTP? (Dado: Volume molar de um gás ideal nas CNTP = 22,4 L/mol)
  6. Estequiometria e gases: Considere a reação: 2H₂ + O₂ → 2H₂O. Qual o volume de oxigênio, nas CNTP, necessário para reagir completamente com 4 g de hidrogênio?
  7. Estequiometria e soluções: Qual a concentração molar de uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl) que contém 36,5 g de HCl em 500 mL de solução? (Dados: H = 1 g/mol; Cl = 35,5 g/mol)
  8. Titulação: Uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) é titulada com uma solução de ácido sulfúrico (H₂SO₄). Qual a concentração da solução de NaOH se foram necessários 25 mL de NaOH 0,1 mol/L para neutralizar 20 mL de H₂SO₄?
  9. Estequiometria e densidade: Uma amostra de calcário (CaCO₃) reage completamente com ácido clorídrico, produzindo 2,24 L de dióxido de carbono nas CNTP. Qual a massa da amostra de calcário? (Dados: Ca = 40 g/mol; C = 12 g/mol; O = 16 g/mol)
  10. Estequiometria e reações orgânicas: A combustão completa de um hidrocarboneto produz dióxido de carbono e água. Se a combustão de 1 mol de um hidrocarboneto produz 3 mols de CO₂, qual a fórmula molecular desse hidrocarboneto?

Respostas

  1. 36 g
  2. 17 g
  3. Hidrogênio
  4. 80%
  5. 44,8 L
  6. 11,2 L
  7. 2 mol/L
  8. 0,16 mol/L
  9. 10 g
  10. C₃H₈

Lembre-se: A estequiometria é um tema fundamental para o Enem e exige bastante prática. Resolva muitos exercícios e procure entender o raciocínio por trás de cada cálculo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

TABELA PERIÓDICA

História da Tabela Periódica Introdução A tabela periódica a que hoje temos acesso não foi sempre igual desde que foi criada, tendo sofrido muitas alterações. A tabela periódica “nasceu” da necessidade de agrupar os elementos que tinham propriedades químicas e físicas semelhantes, e separar os que não tinham nada em comum. Desde a primeira tentativa de Dobereiner de classificar os elementos, a tabela periódica sofreu inúmeras alterações, passando por Chancourtóis, Newlands, Meyer e Mendeleev. História da tabela periódica A Tabela Periódica surgiu devido à crescente descoberta de elementos químicos e das suas propriedades, os quais necessitavam ser organizados segundo as suas características. Até 1800 aproximadamente mesmo número de camadas de elétrons. 30 Elementos eram conhecidos; hoje me dia, na Tabela Periódica constam 109 elementos. O nome "Tabela Periódica" é devido à periodicidade, ou seja, à repetição de propriedades, de intervalos em interval...