Pular para o conteúdo principal

Unidade de Processamento de Grãos é inaugurada no Rio Grande do Sul
Implantação da esmagadora consolida a verticalização da produção de biodiesel na empresa e traz mais eficiência
A usina de biodiesel de Passo Fundo (RS), parceria entre a Petrobras Biocombustível e a BSBIOS, inaugurou nesta terça-feira (22/11), sua Unidade de Processamento de Grãos, com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O empreendimento consolida a verticalização da produção, o que permite participar de modo integrado da cadeia de biodiesel. Além da unidade no Rio Grande do Sul, a Petrobras Biocombustível e a BSBIOS operam outra usina em Marialva (PR).

Com investimentos da ordem de R$ 130 milhões, a esmagadora tem capacidade para produzir 158,4 mil toneladas/ano de óleo para produção de biodiesel e 660 mil toneladas/ano de farelo de soja que será destinado à ração animal. A planta possui três armazéns, sendo dois para grãos com capacidade total de 120 mil toneladas e um para farelo com 62 mil toneladas.

Para o presidente da Petrobras Biocombustível e presidente do Conselho de Administração da BSBIOS, Miguel Rossetto, "o empreendimento assegura uma positiva verticalização na empresa, ampliando a disponibilidade de matéria-prima, óleo vegetal, e aumentando a competitividade e eficiência na produção de biodiesel", destaca.

De acordo com o diretor presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, o investimento representa um passo importante para a empresa, a região de Passo Fundo e o Rio Grande do Sul. "A unidade possui capacidade para processar em média 850 mil toneladas de soja por ano, com potencial para consumir aproximadamente 10% da produção total do estado, o que traz importantes reflexos para a agricultura familiar, o agronegócio, o comércio e os serviços", ressalta o empresário.
      
A unidade de Passo Fundo, com capacidade para produzir 160 milhões de litros de biodiesel/ano, gera mais de 310 postos de trabalho diretos e 800 indiretos. A usina também impacta o campo. Conta com cerca de quinze mil agricultores familiares, produtores de soja e canola nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como fornecedores de matéria-prima.

Neste ano, a BSBIOS e Petrobras Biocombustível expandiram a sociedade que existia na unidade de Marialva (PR), constituindo parceria, com participação paritária, também para a unidade de Passo Fundo, sendo hoje a única empresa associada à companhia para produção de biodiesel no País.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

TABELA PERIÓDICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

TABELA PERIÓDICA Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais – estão em amarelo,lilás, azul escuro e claro,e rosa . Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica, calorífica. Ametais – estão na cor verde e laranja. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Gases Nobres – estão na cor de barro. Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos. II -  As colunas horizontais: Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico. Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.  Os elementos que estão no 2º período têm as camadas K  e L. Os elementos que estão no 3º perí...