Pular para o conteúdo principal

Oportunidades no setor petroquímico em Alagoas serão discutidas em seminário


No próximo dia 29 de setembro, será realizado o II Seminário de Oportunidades de Negócios para Fornecedores das Cadeias Produtivas de Petróleo, Gás, Química e Plástico, durante a programação da Feira do Empreendedor, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O evento, realizado pelo Sebrae Alagoas, deve receber 250 pessoas, entre estudantes, empresários, representantes de empresas âncoras e instituições parceiras.

O objetivo do seminário é aproximar e estimular o intercâmbio entre âncoras, empresários e palestrantes especialistas, de modo a divulgar o panorama do segmento no País. Além disso, serão apresentadas as ações dos projetos das Cadeias Produtivas de Química e Plástico e PVC, Petróleo, Gás e Energia voltadas para as micro e pequenas empresas em Alagoas.

De acordo com Everaldo Figueiredo, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Alagoas, durante o evento, serão abordadas questões de mercado, empreendedorismo e sustentabilidade no segmento.

“Os projetos da cadeia do petróleo e do plástico proporcionam às pequenas empresas fornecedoras e/ou demandantes de bens e serviços uma série de informações relacionadas às oportunidades de negócios do setor petroquímico do Estado. Assim, o seminário é mais uma forma de divulgar essas ações, além de proporcionar a troca de experiências entre o público participante”.

O evento contará com palestrantes como Jerônimo Azevedo, gerente de cadastro da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); Luiz Otávio Gomes, secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Daniela Pedrosa, representante da empresa Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental; e Luiz Eduardo Rubião, fundador da Chemtech e sócio-fundador da Radix Engenharia e Software.

O seminário tem como parceiros a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Petrobras, a Universidade Federal de Alagoas, a Algás, a Braskem, a Redepetro Alagoas, o Banco do Nordeste, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Movimento Alagoas Competitiva, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, a Federação das Associações Comercias do Estado de Alagoas, o Sistema Fecomércio, a Associação Comercial de Maceió, a Associação das Empresas do Distrito Industrial, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (Assedi-MD) e o Sindicato da Indústria de Tintas e Plásticos do Estado de Alagoas (SIMPLAST).
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

TABELA PERIÓDICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

TABELA PERIÓDICA Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais – estão em amarelo,lilás, azul escuro e claro,e rosa . Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica, calorífica. Ametais – estão na cor verde e laranja. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Gases Nobres – estão na cor de barro. Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos. II -  As colunas horizontais: Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico. Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.  Os elementos que estão no 2º período têm as camadas K  e L. Os elementos que estão no 3º perí...