Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTE MARIÍTMO PARA O BRASIL - ESCASSEZ DE NAVIOS NA FROTA COMERCIAL BRASILEIRA


Petrobras assina contratos para afretamento de seis navios Panamax
Contratação encerra a segunda fase do Programa EBN (Empresas Brasileiras de Navegação)
A Petrobras assinou essa semana, com a empresa Hidrovia South American Logistics SA, em cerimônia realizada no edifício sede da Companhia, os últimos seis contratos do Programa EBN2 (Empresas Brasileiras de Navegação).  A contratação refere-se ao afretamento de seis navios da classe Panamax, de 63.500 toneladas de porte bruto cada, sendo cinco para movimentação de produtos claros (como por exemplo a gasolina e o diesel) e um o para o transporte de produtos escuros (petróleo, por exemplo).

A empresa Hidrovia South American Logistics SA pertence ao grupo NSAL (Navios South American Logistics Inc), uma associação entre a  NAVIOS (Navios Maritime Holdings Inc.) e o grupo argentino Horamar.

O EBN trata do afretamento, no período de 15 anos, de navios a serem construídos por empresas brasileiras, em estaleiros estabelecidos no Brasil. O programa também exige que o registro da embarcação ocorra sob bandeira brasileira durante toda a duração do contrato. Foram duas fases: EBN1 e EBN2. Na primeira foram afretados 19 navios e na segunda 20 embarcações.

O programa é parte integrante de um conjunto de iniciativas da Petrobras para estimular a construção naval no Brasil e os 39 navios serão construídos em estaleiros brasileiros, no período de 2011 a 2017.

Com esta iniciativa, a Petrobras está contribuindo para a revitalização da indústria de armação no Brasil, trazendo alternativas nacionais para atendimento à demanda de transporte na cabotagem, atividade estratégica e responsável por 80% do transporte marítimo da Petrobras, assim como a redução de exposição à volatilidade do mercado internacional de fretes.

O EBN está alinhado à diretriz da Petrobras de apostar e agir, em parceria com o empresariado nacional, para o desenvolvimento do país. Estima-se que o programa contribua para a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, durante a construção, e mais dois mil postos de trabalho permanentes ao longo da vida operativa dos navios.

A expectativa, do ponto de vista mais amplo da indústria de "shipping" (transporte marítimo) no Brasil, é a criação de uma comunidade expressiva de armadores de granéis líquidos sob a bandeira brasileira, inicialmente com grande foco na cabotagem e, no futuro, se capacitando também a atuar no mercado internacional de longo curso a partir de rotas ligadas ao mercado brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

NÚMERO DE OXIDAÇÃO

Número de oxidação Número de oxidação (nox) é um número associado à carga de um elemento numa molécula ou num íon. O nox de um elemento sob forma de um íon monoatômico é igual à carga desse íon, portanto é igual à eletrovalência do elemento nesse íon. O nox de um elemento numa molécula e num íon composto é a carga que teria o átomo desse elemento supondo que os elétrons das ligações covalentes e dativas se transferissem totalmente do átomo menos eletronegativo para o mais eletronegativo, como se fosse uma ligação iônica. Elementos com nox fixo em seus compostos metais alcalinos (+1) metais alcalino-terroso (+2) alumínio (+3) prata (+1) zinco (+2) Enxofre em monossulfetos (-2) Halogênios (-1) Hidrogênio (+1) exceto nos hidretos que é (-1) Oxigênio (-2) Oxigênio nos Peróxidos (-1) Oxigênio nos superóxidos (-0,5) Oxigênio nos Fluoretos (+1 ou +2) O oxigênio é o mais eletronegativo de todos os elementos, exceto o flúor. O oxigênio tem nox negativo em todo...

TABELA PERIÓDICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

TABELA PERIÓDICA Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais – estão em amarelo,lilás, azul escuro e claro,e rosa . Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica, calorífica. Ametais – estão na cor verde e laranja. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Gases Nobres – estão na cor de barro. Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos. II -  As colunas horizontais: Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico. Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.  Os elementos que estão no 2º período têm as camadas K  e L. Os elementos que estão no 3º perí...