Pular para o conteúdo principal
Produção de petróleo e gás da Petrobras no Brasil e no exterior cresceu  1,7% em fevereiro

A produção média de petróleo e gás natural da Petrobras, no Brasil e no exterior, em fevereiro, foi de 2.603.953 barris equivalentes de óleo, por dia (boed). Esse resultado ficou 1,7% acima do volume registrado no mesmo mês de 2010 e foi 2,2% menor que o volume total extraído em janeiro deste ano.

Considerados apenas os campos no Brasil, a produção média de petróleo e gás alcançou 2.353.340 barris de óleo equivalente por dia (boed), indicando um aumento de 1,8% em relação a fevereiro do ano passado. Esse volume ficou 2,8% abaixo da produção de janeiro deste ano, devido a paradas programadas da produção em algumas plataformas, durante o mês.

A produção exclusiva de petróleo dos campos nacionais chegou a 2.019.508 barris diários. Esse resultado reflete um acréscimo de 1,6% sobre fevereiro de 2010 e um decréscimo de 2,4% em relação à produção de janeiro deste ano.

A produção de gás natural dos campos nacionais atingiu, em fevereiro, 53 milhões e 75 mil metros cúbicos diários. Isso corresponde a um aumento de 2,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Com as paradas programadas de plataformas, o volume de gás produzido em fevereiro foi 5,5% inferior ao de janeiro deste ano.

O volume de petróleo e gás natural dos campos situados nos países onde a Petrobras atua chegou a 250.613 boed em fevereiro. O resultado indica um crescimento de 4,8% sobre janeiro deste ano, devido à maior demanda pelo gás boliviano e à normalização da produção após manutenção de planta de tratamento na Bolívia. Quando comparado com fevereiro de 2010, houve um acréscimo de 0,9%, principalmente em função da entrada em produção de novos poços nos campos de Agbami e Akpo, ambos na Nigéria.

A produção de gás natural no exterior foi de 16 milhões e 671 mil metros cúbicos, registrando um acréscimo de 11,2% em relação ao volume de janeiro de 2011 e de 1,3% em comparação com fevereiro de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.   Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais  – estão em amarelo. Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica. Ametais  – estão na cor rosa escuro. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência. Gases Nobres  – estão na cor azul. Hidrogênio -...

Polônio-210: O Elemento Mortal da Tabela Periódica

O Polônio-210 é um dos elementos mais misteriosos e perigosos da tabela periódica. Com o símbolo Po e número atômico 84, esse elemento raro e altamente radioativo ganha notoriedade não apenas pela sua composição, mas também pela sua história macabra e seu impacto no mundo real. Descoberta e Características O Polônio foi descoberto por Marie Curie e seu marido Pierre Curie, em 1898, durante suas investigações sobre o elemento rádio. Nomeado em homenagem à sua terra natal, a Polônia, o Polônio-210 é um isótopo instável, o que significa que ele emite radiação de forma constante até se transformar em outro elemento. Ele é um radionuclídeo alfa e emite partículas alfa, que são altamente ionizantes e, por isso, podem causar grandes danos ao material biológico. No entanto, essas partículas não conseguem atravessar a pele humana. O perigo real do Polônio-210 surge quando ele é ingerido ou inalado, pois suas partículas alfa podem causar danos devastadores às células internas. Propriedad...

TABELA PERIÓDICA - O QUE VOCÊ PRECISA SABER

TABELA PERIÓDICA Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica. Vejamos, a leitura de uma tabela periódica. I - Pela coloração desta tabela podemos verificar: Metais – estão em amarelo,lilás, azul escuro e claro,e rosa . Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica, calorífica. Ametais – estão na cor verde e laranja. Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor. Gases Nobres – estão na cor de barro. Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos. II -  As colunas horizontais: Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico. Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.  Os elementos que estão no 2º período têm as camadas K  e L. Os elementos que estão no 3º perí...