sábado, 29 de janeiro de 2011

PETROBRAS ANUNCIA DESCOBERTA DE NOVO POÇO PETROLÍFERO



Mapa de descoberta no Pré-Sal da Bacia de Santos
A Petrobras comunica a realização de uma nova descoberta de petróleo de boa qualidade nos reservatórios do pré-sal no bloco BM-S-9, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. Informalmente denominado Carioca Nordeste, o poço está localizado em águas onde a profundidade é de 2.151metros e a 275 quilômetros do litoral do Estado de São Paulo. Análises preliminares comprovaram a extensão da acumulação que contém petróleo de alta qualidade (26º API).

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Lágrimas de mulher

Por Carlos Corrêa *

2011-01-26
A comunicação entre os seres humanos realiza-se de modos muito variados, mas a comunicação entre os seres das outras espécies, tais como os insectos, faz-se especialmente por meios químicos, em que a molécula transporta a mensagem.

Esses seres produzem e emitem substâncias para atrair indivíduos do sexo oposto, para estabelecer caminhos, para marcar territórios, para identificar amigos e inimigos, para produzir sinais de alarme e aglomerar indivíduos da mesma espécie em acções de hibernação e migração. Estes compostos designam-se por semioquímicos e podem ser utilizados na comunicação entre seres da mesma espécie (as feromonas) ou de espécies diferentes (os aleloquímicos).

* Professor Emérito da Universidade do Porto. Conselheiro do «Ciência Hoje» para Ano Internacional da Química
Todos observámos com curiosidade os carreiros de formigas, os enxames de abelhas, os diferentes tipos de funções dos habitantes da colmeia, a atracção dos insectos pelo pólen, a marcação de território que os cães fazem com a sua urina e outros fenómenos curiosos na Natureza.

Os semioquímicos são substâncias voláteis de intensa actividade fisiológica, bastando quantidades minúsculas da substância (10-19 a 10-20 g/cm3) para que o receptor se aperceba da sua existência e compreenda a mensagem. Estas concentrações equivalem a um número relativamente pequeno de moléculas (algumas centenas por cm3).

A descoberta deste tipo de compostos só foi possível a partir de meados do século XX devido à utilização de métodos físico-químicos de análise, como a cromatografia de fase gasosa, a espectrometria de massa, a espectroscopia de infravermelho e a ressonância magnética nuclear, que permitem identificar compostos a partir de poucos miligramas de substância.

A primeira feromona foi identificada em 1959 a partir do bicho-da-seda fêmea e tratava-se do hidrocarboneto insaturado hexadeca-(E,Z)-10,12-dien-1-ol
A primeira feromona foi identificada em 1959 a partir do bicho-da-seda fêmea e tratava-se do hidrocarboneto insaturado hexadeca-(E,Z)-10,12-dien-1-ol
A primeira feromona foi identificada em 1959 a partir do bicho-da-seda fêmea e tratava-se do hidrocarboneto insaturado hexadeca-(E,Z)-10,12-dien-1-ol (A), aliado ao correspondente aldeído hexadeca-(E,Z)-10,12-dienal (B). Para identificar esta feromona de atracção sexual foram necessários muitos milhares de fêmeas do bichos-da-seda.

Noutro caso, para isolar 20 mg da feromona de atracção sexual gipluro [acetato de (Z)-1-hexil-10-hidroxidec-3-enilo (C)] a partir dos dois últimos anéis do abdómen da Lymantria dispar, uma espécie de traça, foram necessárias cerca de meio milhão de fêmeas deste animal.

Embora a comunicação química esteja mais estudada entre os insectos e animais inferiores, ocorre também entre animais vertebrados; a atracção dos tubarões pelo cheiro a sangue, as migrações de salmões e lampreias no seu regresso ao local de nascença, um certo tipo de crocodilo emite substâncias de forte odor para atrair as fêmeas, e muitos mamíferos possuem glândulas emissoras de variados odores com acção sobre indivíduos da mesma espécie.

O cheiro de algumas substâncias existentes no suor humano provoca vários efeitos emocionais nas pessoas. Tal como o aroma de certos alimentos tem efeitos fisiológicos associados ao apetite, existem no comércio variadas substâncias alegadamente promotoras de atracção sexual.

«Lágrima de preta» é um dos mais conhecidos poemas de António Gedeão
«Lágrima de preta» é um dos mais conhecidos poemas de António Gedeão
Foi recentemente comunicada a descoberta do efeito das lágrimas de mulher no apetite sexual do homem. No poema «Lágrima de Preta», António Gedeão resumia as lágrimas a água com algum cloreto de sódio [Mandei vir os ácidos, / as bases e os sais, / as drogas usadas / em casos que tais. / Ensaiei a frio, / experimentei ao lume,/ de todas as vezes / deu-me o que é costume: / nem sinais de negro, / nem vestígios de ódio. / Água (quase tudo) / e cloreto de sódio.] mas a verdade é que as lágrimas contêm proteínas, enzimas, lípidos, electrólitos e outros compostos em menores quantidades.

Nem todas as lágrimas são iguais; a sua composição varia com as condições em que se produzem. As lágrimas de protecção ocular são diferentes das lágrimas vertidas emocionalmente. Um grupo de investigação do Instituto Weizmann, em Israel, demonstrou recentemente que as lágrimas de tristeza vertidas por um grupo numeroso de mulheres, mesmo ausentes, quando cheiradas, reduzem o apetite sexual dos homens (verificado pela análise da actividade cerebral por ressonância magnética e pela redução dos níveis de testosterona, hormona relacionada com o apetite sexual masculino). Ver aqui comunicado do Instituto Weizmann.

Pensa-se que essas lágrimas contêm uma feromona responsável por este efeito. Falta isolar a feromona e estabelecer a sua estrutura, o que vai ser trabalho dos químicos. Mais uma vez, as moléculas são as transmissoras da mensagem.

ONU proclama 2011 Ano Internacional da Química

 
O objetivo é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade.
Foto; div.
NOVA YORK - Assembléia Geral das Nações Unidas (AGNU) proclamou 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida, o nosso futuro”. A agenda de comemorações será organizada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A abertura oficial do Ano da Onu será dias 27 e 28 de janeiro na sede da Unesco, em Paris. O objetivo é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade.
A programação também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pelas Nações Unidas. Assim, as atividades programadas darão ênfase à importância da química para os recursos naturais sustentáveis. Além disso, no ano 2011 comemora-se o 100º aniversário do Prêmio Nobel em Química para Marie Sklodowska Curie.
No Brasil, a cidade de Florianópolis (SC) foi escolhida como a ´Capital da Química`. O encontro da Sociedade Brasileira de Química será este ano, em Florianópolis, reunindo mais de quatro mil químicos de todo o país. Uma das ações de divulgação será o desenvolvimento do projeto Ilha da Química, que vai atrair químicos e outros cientistas de todo mundo.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Uma tragédia anunciada - Região Serrana - Rio de Janeiro - Brasil

As fortes chuvas que cairam na região serrana do Rio de Janeiro, em Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, Areal, Itaipava, devastaram a região. Chuvas com intensidades tão fortes, que arrasaram estas cidades. Crescimento urbano desordenado, falta de fiscalização de técnicos capacitados, mas principalmente tem uma enorme parcela, diria até cerca de 90% é da natureza, dando sua reação, causada pela ação da humanidade, através do aquecimento global. Os grandes países industrializados, o avanço imenso da industrialização chinesa, elevando cada vez mais o índice de CO2, CO, e outras substâncias que contribuem com o aumento da temperatura na Terra, e tendo como consequências, índices elevados da evaporação da água nos rios, geleiras, mares e oceanos. A evaporação de mares e oceanos, aumenta a concentração salina, e diminui o número de vida marinha. A condensação de toda essa água e correntes de ar vindo do Amazonas, do mar, vieram a cair justamente nestes municípios, causando perdas de vidas e devastações de cidades inteiras. Estas formações de água, a cada ano será mais acentuadas, devastando mais cidades, Estados inteiros e Países. A formação de gases, que aumentam o aquecimento global é muito superior do que o sequestro de CO2, na fotossíntese das plantas.
Existe uma remota esperança, em salvar pequenos estados ou cidades, retirando todas as famílias das encostas e vales, onde passam rios, e também todas as famílias que moram na beira deles.
Com certeza, tragédias piores acontecerão com mais frequência, sendo pelas chuvas, pela neve, calor intenso, desmatamento sem controle em todo o Brasil, incêndios nas matas e florestas. Este é o preço pago pelo que se retirou e pelo que se retira, até hoje, da Natureza, em demasia, pelo crescimento econômico dos poderosos. Amenizar, pode sim, mas curar tamanha ferida que foi aberta em nossa mãe Terra, será difícil cicatrização. Até hoje, já foram contabilizadas mais de 640 mortos, na região serrana do Rio de Janeiro, e fora os locais onde famílias em localidades com maiores dificuldades para as equipes de resgates chegarem, ainda não foram retiradas.

Análise Interessante - Usurpação na Região Amazônica - Quadrilhas roubam Região Amazônica

ANÁLISE  . . . INTERESSANTE  !!!


Você consegue entender isso ???
 
Tabela
Vítimas da  seca no Brasil
Índios da Amazônia Brasileira
Quantos?
10 milhões
230 mil
Sujeitos à fome?
Sim
Não
Passam sede?
Sim
Não
Subnutrição?
Sim
Não
ONGs estrangeiras ajudando
Nenhuma
350


Provável explicação:


A Amazônia tem
ouro, nióbio, petróleo, as maiores jazidas de manganês e ferro do mundo, diamante, esmeraldas, rubis, cobre, zinco, prata, a maior biodiversidade do planeta (o que pode gerar grandes lucros aos laboratórios estrangeiros) e outras inúmeras riquezas que somam 14 trilhões de dólares.

Já no Nordeste
. . . não tem tanta riqueza.
Será por isso que lá não há ONGs estrangeiras ajudando os necessitados?
Há mais ONGs estrangeiras indigenistas e ambientalistas na Amazônia brasileira do que em todo o continente africano, que sofre com a fome, a sede, as guerras civis, as epidemias de AIDS e Ebola, os massacres e as minas terrestres.
Você não acha isso, no mínimo, muito suspeito?

É uma reflexão interessante...
É por amor ao próximo ou por amor à riqueza da área?
E onde anda a Agência Brasileira de Informação, Presidente da República nada sabe ou fecha os olhos, as Forças Armadas?

Bem, Você pensa, Você decide !!!

ENEM 2010 - RESULTADO INDIVIDUAL

Para você ver o seu resultado do ENEM 2010, basta clicar no endereço abaixo:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...