quarta-feira, 23 de setembro de 2009

ENCONTRADO OURO


PIRITA





Espanhóis revelaram a formação de pirita em livros impressos nos séculos 16 e 17. Conhecida como ouro dos tolos, a pirita ou sulfeto de ferro, é um mineral usado normalmente na fabricação de ácido sulfúrico. Ela foi produzida a partir de sulfato de ferro, da tinta dos livros por bactérias.
Água _ Química Celular

Resumo escrito por:AnaMariaJoaquina
Cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, formando uma disposição de 105graus, estabelecendo uma zona positiva e outra negativa na molécula. Assim polarizada, as cargas positivas e negativas dispõem-se segundo os vértices de um tetraedro.

A atração entre as cargas elétricas opostas faz com que cada molécula de água tenha a tendência de se unir a outras quatro, de forma que um átomo de hidrogênio de uma molécula sempre se ligue ao átomo de oxigênio de outra molécula. Essas ligações chamam-se pontes de hidrogênio.

Considerada isoladamente, cada ponte de hidrogênio é uma ligação fraca, mas a medida que essa ligação se desfaz outra se forma e, em conjunto, as pontes de hidrogênio mantêm firmemente coesas as moléculas de água.

A dissolução é outra propriedade da água que decorre da polaridade de suas moléculas, e é tem grande que se tem a água como o solvente universal. Além de dissolver moléculas polares, a água é também um ótimo solvente para sais: as moléculas de água envolvem cada íon separando –os.

Água _ Química Celular Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1870905-%C3%A1gua-_-qu%C3%ADmica-celular/

sábado, 12 de setembro de 2009

CHIP REALIZA MAIS DE 1000 REAÇÕES QUÍMICAS











Pesquisadores da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) desenvolveram um chip capaz de realizar mais de mil realizações químicas em paralelo, que poderá revolucionar o processo de desenvolvimento de novas substâncias e medicamentos que poderão ser úteis na cura de várias doenças.

O equipamento usa o conceito de microfluídica, onde milhares de minúsculos canais entalhados em um substrato de vidro conduzem as substâncias usadas nas reações.

1287105-8580-it2As quantidades utilizadas são mínimas, da ordem de algumas moléculas por reação, o que ajuda na economia de material muitas vezes raro e caríssimo, aumentando a eficiência do laboratório e reduzindo custos. Além disso, menos quantidade significa na maioria das vezes menos tempo para a reação ocorrer, apressando o processo.

Nos testes iniciais, o chip conduziu 1024 reações simultaneamente, automatizou um processo com milhares de ciclos em apenas algumas horas e identificou corretamente inibidores para uma enzima.

Tudo é controlado por um PC e, uma vez completado o experimento, o chip é colocado em um espectrômetro de massa para a análise dos resultados. Os cientistas esperam, em breve, automatizar também esta parte do processo.

O estudo foi patrocinado pelo Departamento de Energia dos EUA e pelo Instituto Nacional de Saúde. Segundo os pesquisadores, um dos próximos passos é ajustar o sistema para detecção de um tipo de enzima responsável pela transformação de células cancerígenas em uma variante maligna.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

UERJ - CARTÃO DE INSCRIÇÃO - PROVA DIA 13/09/2009

.: Cartão de Confirmação de Inscrição - CCI - a partir do dia 26/08/2009
(O CCI não é enviado para o endereço do candidato.)
.: Regularização da inscrição e retificação de dados - de 27 a 31/08/2009
(Observe a documentação necessária e os endereços no Edital.)

Acompanhe a sua inscrição

Data da prova: 13/09/2009



Exame Discursivo - Vestibular Estadual 2010
O DSEA informa as principais datas do Exame Discursivo

Inscrições - de 21/09 a 7/10/2009
Último dia para pagamento da taxa de inscrição - 09/10/2009
Emissão do Cartão de Confirmação de Inscrição - 28 a 30/10/2009
Aplicação da prova - 06/12/2009 (no local indicado no CCI)

Apresentação institucional
Edital de convocação
Anexo 1 - Calendários
Anexo 2 - Quadro de carreiras / vagas
Anexo 3 - Instruções específicas para os cand. às vagas do sistema de cotas
Anexo 4 - Academia de Bombeiro Militar D. Pedro II / CBMERJ
Anexo 5 - Academia de Polícia Militar D. João VI / PMERJ
Anexo 6 - Competências / habilidades
Anexo 7 - Conteúdos programáticos
Quadro informativo das carreiras da UERJ
Quadro comparativo da relação candidato/vaga 2009


Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição
para os Exames de Qualificação
Relação geral dos resultados dos pedidos de isenção para o 2º Exame de Qualificação.
Os candidatos, isentos ou não da taxa, deverão realizar as inscrições no período de 15/07 a 05/08/2009.


UEZO passa a fazer parte do Vestibular Estadual
Além da UERJ, da UENF e das Academias de Polícia Militar e de Bombeiro Militar, o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO agora também está integrado ao Vestibular Estadual. A UEZO oferecerá vagas para cursos tecnólogos - biotecnologia, produção de fármacos, sistema de informação, produção de polímeros, construção naval e offshore, produção siderúrgica - e para cursos plenos - ciências biológicas, farmácia, engenharia de produção, ciência da computação.

domingo, 6 de setembro de 2009

VESTIBULAR UFRJ - 2010 - NOVIDADES UFRJ - ENEM

VESTIBULAR UFRJ 2010

Novidades do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação
Concurso de Acesso 2010

Em 2010, o concurso de acesso será realizado em duas etapas: a primeira etapa são os 180 itens das provas objetivas das quatro áreas do Novo Enem, a ser realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009; a segunda etapa, a ser realizada nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010, será composta de cinco provas discursivas: Língua Portuguesa e Literatura brasileira, Redação e 3 provas de disciplinas específicas para o curso pretendido.

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...