sexta-feira, 23 de março de 2012

TABELA PERIÓDICA - UM FORTE ALIADO PARA ENTENDER A QUÍMICA

Os estudantes, que estão iniciando os estudos, no ramo da Química, precisam de uma ferramenta, que é uma forte aliada para nós durante todo o aprendizado, desde o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de graduação. A Tabela Periódica é uma ferramenta, que precisa ser manuseada, estudada, entender o que significa cada quadradinho que contém um símbolo.
 Para entender a química é muito fácil, para aqueles que compreendem bem a tabela periódica.




Vejamos, a leitura de uma tabela periódica.

I - Pela coloração desta tabela podemos verificar:
Metais – estão em amarelo.
Por definição metais são condutores de energia, seja elétrica ou calorífica.
Ametais – estão na cor rosa escuro.
Ametais não são condutores de energia elétrica e calorífica, exceto o Carbono, que é condutor.
Semi-metais - estão na cor rosa claro. Indica que são quase metais, ou seja conduzem energia, porém com menor eficiência.
Gases Nobres – estão na cor azul.
Hidrogênio - contém, apenas o hidrogênio, por ter características próprias.
Os gases nobres têm a característica, que em condições normais de temperatura e pressão não combinam com outros elementos químicos.


II -  As colunas horizontais:
Existem sete colunas horizontais, as quais são chamadas de períodos. Os períodos indicam o número de camadas de cada elemento químico.
Os elementos que estão no 1º período, todos  têm apenas a camada K.
 Os elementos que estão no 2º período têm as camadas  e L.
Os elementos que estão no 3º período têm as camadas K e M.  E assim por diante, até o sétimo período, onde os elementos químicos têm as 7 camadas: K, L, M, N, O, P Q.
* Os elementos químicos, situados no sexto período de números atômicos 57 a 71 e os do sétimo período de números atômicos 89 a 103 são chamados de terras raras.
III – As colunas verticais:
São chamadas de grupos ou famílias. Ao todo são 18 grupos.
Existem diversos grupos, que devido a sua importância receberam nomes:
1A -  METAIS ALCALINOS (OS ELEMENTOS QUE ESTÃO NOS QUADRADINHOS AMARELOS ESCUROS)
Estes elementos têm na sua distribuição eletrônica, 1 elétron na sua última camada.
2A – METAIS ALCALINOS TERROSOS
 Todos estes elementos contêm 2 elétrons na sua última camada.
3A – FAMÍLIA DO BORO
Todos  estes elementos têm 3 elétrons na sua última camada.
4A – FAMÍLIA DO CARBONO
Todos estes elementos têm 4 elétrons na sua última camada.
5A – FAMÍLIA DO NITROGÊNIO
Todos estes elementos têm 5 elétrons na última camada.
6 A - CALCOGÊNIOS
Todos os elementos desta família têm 6 elétrons na última camada.
7 A  - HALOGÊNIOS
Todos os elementos deste grupo têm 7 elétrons na última camada.

8A -  GASES NOBRES
 Todos os elementos deste grupo contêm 8 elétrons em sua última camada, exceto o He, que tem 2 elétrons.
IV – REGRAS BÁSICAS
METAIS – Geralmente têm de 1 a 3 elétrons em sua camada e ao ligar-se com outros elementos  químicos, eles perdem todos estes elétrons de sua última camada.                     
AMETAIS – Geralmente têm de 5 a 7 elétrons em sua última camada e ganham  elétrons, até completarem sua última camada com 8 elétrons.                             
V – ELEMENTOS DE TRANSIÇÃO
Os elementos químicos pertencentes as famílias 3 a 12 são chamados de elementos de transição.
VI – Distribuição eletrônica das famílias
Famílias                                               terminação
1A                                                             ns¹
2A                                                             ns²
3A                                                             ns² np¹              
4A                                                             ns² np²
5A                                                             ns² np³     
6A                                                              ns² np4  
7A                                                              ns² np5
8A                                                              ns² np6      



quinta-feira, 22 de março de 2012

TERRAS RARAS, SEM ELAS A ECONOMIA PODE ESTAGNAR

Imaginem vocês, o maior problema do mundo moderno, frente às grandes tecnologias de ponta com a restrição, imposta pela China, em manter a mesma proporção de extração e venda das terras raras, alegando problemas ambientais, uma vez que dos minerais monazíticos são extraídos, apenas 10% de terras raras, o rejeito contém uma lama com elementos radioativos. Tendo em vista que no Brasil serão fabricados ipads pela  taiuanesa Foxconn, fabricante dos produtos da Apple, aumentando a necessidade de terras raras, isto será um fator de risco para o fabricante e para o país. É de se acentuar uma forte reação brasileira, na produção das terras raras, a fim de que não faltem matéria-prima.
Devido a nossas riquezas de terras raras, brasileiras, a Fundação Certi, de Santa catarina, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas(IPT), de São Paulo, e o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), do Rio de Janeiro, estão se articulando para apoiar a iniciativa privada, caso o Brasil decida explorar esses recursos mineral. Uma considerável fonte de 3,5 bilhões de toneladas de terras raras com uma cotação média de R$ 167,00 por quilograma.No final uma quantia considerável de divisas para o nosso país. Eis um caminho, para fortes empreendedores associarem ao Brasil e fazer rios de dinheiro. 
Porém, devemos ressaltar que esta extração deve ser feita com todos os devidos procedimentos, para minimizar o máximo na degradação ambiental, no destino e recuperação das lama formadas na extração das terras raras.
                                           Mineral de terras raras





Smartphone








quarta-feira, 21 de março de 2012

TERRAS RARAS - TECNOLOGIA - FUTURO PRESENTE

Muito se tem falado de um grupo seleto de 17 elementos químicos, sendo 15 do grupo dos Lantanídeos mais o escândio e o ítrio. Os 15 lantanídeos são: lantânio, cério, praseodímio, neodímio, promécio, samário, európio, gadolínio, térbio, disprósio, hólmio, érbio, túlio, itérbio e lutécio.
Vejam estes elementos químicos na Tabela Periódica abaixo:
Mas, afinal o que eles tem de tão especial?
* São elementos químicos necessários na produção de alta tecnologia, como smartphone, ipad, telas de LCD, motores, mísseis, supercomputadores.


O maior exportador desses elementos químicos é a China, que hoje responde por cerca de 90% da produção mundial e fixou a meta de 2012 igual a de 2011, exportando cerca de 30.000 toneladas. 
O Brasil tem as maiores reservas destas terras raras, situadas no Amazonas, Goiás e Minas Gerais.Estima-se que o Brasil tenha uma reserva de cerca de 3,5 bilhões de toneladas, porém sua extração, atualmente é feita apenas em escala de laboratório. Espera-se que o Governo Brasileiro, alavanque esta área química industrial, para obter divisas para o nosso país. Hoje, o mercado mundial está na ordem de U$ 5 bilhões anuais. 

segunda-feira, 19 de março de 2012


A Natureza faz por você: receitas simples que fazem efeitos antienvelhecimento.



Você quer parecer mais jovem? Aposta nos extratos de frutas, legumes, ervas. Sua pele precisa de nutrientes essenciais, vitaminas e oligoelementos. Um resultado desejado chegue logo ... 




Azeitonas - suave e calmo
Efeito: Os ácidos graxos insaturados em azeite intensamente tratados e pele seca e áspera. Um extrato de folhas de oliveira, por sua vez contém uma substância rara oleuropeína - um antioxidante que protege as células.
Receita: Gentilmente azeite quente você pode usar em todo o corpo. Quando massageada na pele será suave e radiante.
Ou fazer o banho.

Caprice - fortalece o tecido

Efeitos: óleo de Rosemary Etérico é conhecido não só pela sua pungente aroma , mas também hidratante, calmante e habilidades regenerativas. Ativa e fortalece flacidez da pele. Contém ácido que desintoxica as células, cura e protege contra o envelhecimento. 
Receita:Pegue uma esfoliação corporal rejuvenescedor. Misture 300 g de sal marinho, 100 ml de nata e 1 colher de chá de óleo de alecrim puro. Massagem todo o corpo por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, tomar uma ducha.


Maçãs - energizar
Efeitos: maçãs contêm ácidos de frutas finas que baixam e amplificam as células da pele e promover a sua recuperação. Pectina suaviza rugas finas que surgem como resultado da desidratação da pele. Sua pele estará mais suave e mais flexível.
 Receita: Prepare uma máscara de vitamina que energiza a pele cansada e sem brilho.
Rale uma macã, adicione uma colher de chá de mel e misture. Aplique no rosto e pescoço e lavar após 20 minutos.

Pepino - refresca a pele
Efeitos: Açúcar e minerais que estão contidos na mesma, fornecendo a pele com a umidade, tornando-se suave e macia. Vitaminas e enxofre e têm um efeito refrescante adstringente. A vitamina C destrói os radicais livres e retarda o processo de envelhecimento. Suco de pepino pode ser facilmente utilizado como uma loção.

Receita: Pegue uma máscara de suavização. Em um liquidificador meia mix dos pepinos médias empresas e tensão. Misture duas colheres de sopa de suco com 3 colheres de sopa de iogurte natural ou queijo cottage. Aplique a mistura para deixar a pele limpa por 15 minutos. Lavar com água morna.
Abacate - regenera
Efeitos: Os efeitos da nutrição e calmante de polpa de abacate é diretamente determinado a cuidados para a pele sensível e maduro. Substâncias activas que protege contra a perda de umidade, reduzir as rugas e suave.



Receita: anti-stress máscara tem hidratantes, suaviza e ilumina a pele.Mash meia abacate, adicione uma colher de chá de mel e uma colher de sopa de creme de leite.Deixe por 20 minutos, depois enxaguar com água morna.

Rice - células restaura
Efeitos: grãos Verde neoloupaná de arroz estão cheias de minerais e vitaminas do grupo B. Um elemento valioso de inositol restaura a função celular, e unifica a tez efetivamente diminui sinais de envelhecimento. Receita:Misture 2 de farinha de arroz colheres de sopa, um pouco de leite e 2-3 gotas de óleo de gergelim. Vymíchejte tudo até ficar homogêneo e aplicar a escova de pele. Após 10 minutos, limpe com um pano úmido cosméticos.



  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...