sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CURIOSIDADES

COMO REMOVER MANCHAS

Manteiga, cera e graxa - coloque a mancha entre duas folhas de papel e passe com ferro quente. Depois aplique benzina, éter, talco ou água quente com sabão.

Baton - use benzina.

Café - use água morna, glicerina, ácido tartárico (20%) e água oxigenada.

Chocolate - use água quente com sabão ou água oxigenada.

Ferrugem - use água morna e sumo de limão.

Frutas - use água morna, sumo de limão, ácido acético (10%) ou vinagre forte incolor.

Mofo - use água morna e ácido tartárico (20%).

Sangue - use água fria, sal de cozinha (5%), amoníaco, água morna com sabão e água oxigenada.

Sopas - use benzina, água quente com sabão.

Tinta de escrever - use água morna, suco de limão e leite azedo.

Tinta a óleo - remova a tinta e aplique uma mistura de álcool e essência de terebentina (aguarrás). Após 10 minutos, aplique benzol.

Vinho - use água morna e ácido tartárico (20%).

Manchas não especificadas - Misture amoníaco, éter, benzina e aguarrás.

BIODIGESTORES

BIODIGESTORES



O QUE É UM BIODIGESTOR?

Os digestores anaeróbios, ou biodigestores, são aparelhos que se utilizam de substratos biodegradáveis para produzir gás combustível e fertilizantes.

Podemos citar como exemplos numerosos materiais, que habitualmente são jogados fora, como esgotos, restos de cultura agrícola, esterco animal. O mato, que cresce indesejado, é uma valiosa matéria-prima, geradora de energia, que está sendo queimada ou combatida com o uso de herbicidas em geral. O esterco animal, geralmente perdido pelos pastos, e o vinhoto, sub-produto da fabricação do açúcar, altamente poluente em estado natural, são na verdade excepcionais fontes energéticas.

O biodigestor é o equipamento que recicla esses materiais, alterando sua estrutura bioquímica para um estado não poluente, de forma absolutamente natural, sem o emprego de aditivos químicos nocivos.

Dois elementos de maior importância são produzidos pelo processamento dessa biomassa: o biogás, composto principalmente por gás metano e dióxido de carbono, e em percentuais menores de outros resíduos gasosos, e o biofertilizante, um concentrado de vitaminas e proteínas, que além de ser altamente nutriente para as plantas, é um excepcional agente condicionador de solos, deixando-os mais porosos e propiciando aeração adequada às raízes. O biofertilizante pode ser utilizado, quando desidratado, como complemento de rações animais e adubo para tanques de piscicultura.

QUÍMICA

QUÍMICA
Química é a ciência que estudas as substâncias, sua estrutura e a energia envolvida. A Química está presente em todas as atividades do Homem. Os processos para o desenvolvimento de novos materiais, atualmente é o grande desenvolvimento da Química.

Os processos desenvolvidos industrialmente, pouco se importou com o destino final do material utilizado, do descarte, do reaproveitamento, haja vista as indústrias de plásticos e borracha para pneus. Este desenvolvimento, sempre foi frenéticamente buscado, exclusivamente para obtenção de lucros, altos lucros. Nunca se pensou em fazer novos materiais com prudência, que não agredisse o meio ambiente, e hoje temos levado o troco dado pelo nosso meio ambiente. A Mãe Terra é sábia, defende-se de tais agressões com firmeza e com revolta.

Os processos devem ser feitos com caráter, sem agressões e principalmente com responsabilidade por parte dos profissionais e dos investidores. Ao produzirem novos materiais, que saibam como degradá-los ou reciclá-los.

Mas, a Química responsável é possível, e de uma grandeza infinita, para a Humanidade, seja no aumento da produção de alimentos, para os Povos miseráveis, materiais para vestimentos, produção animal, e a melhoria da Qualidade de vida de todos nós. Engº Químico Ailton Seabra


Sete Fontes de Informação para Jovens Cientistas
Por Desmond Wong*

Esta é uma era de excelente conexão com a Internet, os recursos online estão se tornando cada vez mais importantes para todas as profissões, incluindo cientistas. Em contraste com as bibliotecas físicas, os recursos online são muito mais convenientes de acessar e navegar, contanto que você tenha um provedor de acesso à Internet. Sendo pesquisador por já alguns anos, aprendi a aproveitar de forma substancial estas fontes de informação do ciberespaço que se mostraram com certeza de enorme utilidade para mim. Gostaria de aqui compartilhar com os leitores, especialmente os atarefados cientistas de pesquisa e desenvolvimento (P&D), sete ótimos Web sites que não podem deixar de visitar.

A primeira vez que caí no iProtocol - um banco de dados inovador com protocolo para a comunidade de pesquisa biomédica - foi quando eu estava procurando um protocolo de seqüenciamento com ciclos catalisados pela Taq polimerase usando reações de terminação marcadas com corante fluorescente. Os protocolos são muito bem organizados e de nível profissional, e o site até inclui um tira-dúvidas que descreve os possíveis problemas e suas soluções com tanta riqueza de detalhes que até os novatos não terão nenhum problema em acompanhar. Até agora, o iProtocol tem um registro de mais de 300 protocolos experimentais em estudos de animais, bioquímica, bioengenharia, bioinformática, biologia celular, biofísica, biologia molecular e genética. O formato padronizado do iProtocol faz com que seja um lugar conveniente para pesquisadores procurarem e compartilharem protocolos experimentais.

Está tendo problemas para fazer suas experiências darem certo? Visite o BioWWW.net para uma imediata solução que você mesmo pode executar. Para o trabalho de bancada o BioWWW.net oferece o mais substancial tira-dúvida para bio-pesquisadores. No momento, existem mais de 300 artigos do gênero em seus registros. Seus vários verbetes são na maioria recolhidos de listas de discussões abertas sobre biologia e Web sites acadêmicos, e os links para os sites de origem são mantidos. Recursos tira-dúvidas à parte, o BioWWW.net também oferece uma variedade de protocolos para biologia molecular, biologia celular, imunologia, genética e bioquímica. O site é superdinâmico e interativo. Mesmo que você não consiga achar uma resposta para sua dúvida, sempre pode colocar uma pergunta diretamente no site e esperar um retorno.

Está perdido e não sabe onde encontrar aquele reagente incomum que você tanto precisa? Não se preocupe, o LabVelocity pode ter uma resposta para você. Seu research link oferece um acesso quase perfeito à uma vasta gama de produtos científicos e informações relacionadas, como protocolos, ferramentas interativas e calculadoras, referências práticas e literatura. Com sua ferramenta de busca sofisticada baseada no atributo do produto, um enorme banco de dados de produtos científicos, protocolos e materiais de consulta, o LabVelocity é uma ferramenta impagável para cientistas que querem informação acelerada e comprar tudo em um único lugar, sem que precisem dar um passo para fora do laboratório.

Você precisa de ajuda para determinar ou confirmar a estrutura química de seu novo composto? Vá ao ChemWeb.com, um recurso singular para os da área de pesquisa química, indústrias químicas e disciplinas relacionadas. O ChemWeb.com oferece uma vasta gama de informações, incluindo um banco de dados completo sobre reagentes químicos tóxicos a inflamáveis com informação sobre a possível periculosidade de reações associadas com compostos químicos ou sistemas reativos. Ferramentas especializadas permitem buscas por tipo de estrutura em uma única tela e um kit de ferramentas químicas de computação permite ao usuário desenhar uma estrutura química em 3D, submetê-la à um instrumento de cálculo e visualizar o resultado da estrutura em 3D em seu navegador.

Se o seu negócio é genômica, então o TIGR Database administrado pelo The Institute for Genomic Research (Instituto para a Pesquisa Genômica) nos Estados Unidos é para você. Aqui você achará uma coleção de banco de dados contendo seqüências de DNA e proteínas, características genéticas, função celular, família de proteínas e dados taxonômicos para micróbios, plantas e seres humanos. O acesso FTP anônimo para dados seqüenciais é fornecido e, se você um dia precisar de um clone de qualquer genoma já completo e publicado, lá estão os links que te direcionam aos distribuidores autorizados, o ATCC (American Type of Culture Collection), um centro de biologia global sem fins lucrativos, e o operador comercial Research Genetics.

Para os que trabalham em projetos proteômicos de vanguarda, não percam os incríveis recursos do ExPASy (Expert Protein Analysis System, ouSistema Especialista em Análise Proteínica) o servidor de proteômica do Swiss Institute of Bioinformatics (Instituto Suíço de Bioinformática). As ferramentas para a análise de seqüenciamento e proteômica são abundantes aqui. Essas ferramentas incluem o Sulfinator que prediz sitios de sulfatagem para tirosina em seqüências protéicas e o PeptideCutter que prediz possíveis proteases e sítios de clivagem química em seqüências proteínicas teste. Também pode apresentar o resultado da busca de seqüenciamento com as seqüências obtidas (query sequences) já com os possíveis sítios de clivagem mapeados, junto com uma tabela com as posições dos sítios de clivagem. Além destas ferramentas, há também um abrangente banco de dados de seqüenciamento que você pode sempre utilizar sem receio.

Por fim, para todos aqueles que como eu se sentem intimidados com a estatística podem obter de graça SPSS for Windows (um dos pacotes de programas de estatística mais comuns), uma aula no SPSS Tutorials. Você não precisa de conhecimentos preliminares sobre o SPSS, já que o tutorial online guia o novato pelos fundamentos básicos para que logo possa começar a trabalhar os dados. Contudo, você precisa sim de uma rápida conexão à Internet. Fora isso, o site oferece técnicas para todos os níveis de usuários de SPSS e fornece links para muitas fontes úteis. Diga qualquer teste que você quiser - análises de variáveis usando álgebra matricial, análise de regressão hierárquica múltipla, tabulações cruzadas e medidas de associações, ou o que quer que seja - e as chances são de que exista alguma informação útil lá para você. O site também fornece links de livros didáticos que podem ser de muita utilidade para os que estão fazendo os tutoriais. Portanto, antes que você desista de analisar sua valorosa informação, veja este site. Pode não ser tão assustador quanto você imagina.

Traduzido por Karen Shishiptorova

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...