terça-feira, 22 de novembro de 2011


Unidade de Processamento de Grãos é inaugurada no Rio Grande do Sul
Implantação da esmagadora consolida a verticalização da produção de biodiesel na empresa e traz mais eficiência
A usina de biodiesel de Passo Fundo (RS), parceria entre a Petrobras Biocombustível e a BSBIOS, inaugurou nesta terça-feira (22/11), sua Unidade de Processamento de Grãos, com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. O empreendimento consolida a verticalização da produção, o que permite participar de modo integrado da cadeia de biodiesel. Além da unidade no Rio Grande do Sul, a Petrobras Biocombustível e a BSBIOS operam outra usina em Marialva (PR).

Com investimentos da ordem de R$ 130 milhões, a esmagadora tem capacidade para produzir 158,4 mil toneladas/ano de óleo para produção de biodiesel e 660 mil toneladas/ano de farelo de soja que será destinado à ração animal. A planta possui três armazéns, sendo dois para grãos com capacidade total de 120 mil toneladas e um para farelo com 62 mil toneladas.

Para o presidente da Petrobras Biocombustível e presidente do Conselho de Administração da BSBIOS, Miguel Rossetto, "o empreendimento assegura uma positiva verticalização na empresa, ampliando a disponibilidade de matéria-prima, óleo vegetal, e aumentando a competitividade e eficiência na produção de biodiesel", destaca.

De acordo com o diretor presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella, o investimento representa um passo importante para a empresa, a região de Passo Fundo e o Rio Grande do Sul. "A unidade possui capacidade para processar em média 850 mil toneladas de soja por ano, com potencial para consumir aproximadamente 10% da produção total do estado, o que traz importantes reflexos para a agricultura familiar, o agronegócio, o comércio e os serviços", ressalta o empresário.
      
A unidade de Passo Fundo, com capacidade para produzir 160 milhões de litros de biodiesel/ano, gera mais de 310 postos de trabalho diretos e 800 indiretos. A usina também impacta o campo. Conta com cerca de quinze mil agricultores familiares, produtores de soja e canola nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, como fornecedores de matéria-prima.

Neste ano, a BSBIOS e Petrobras Biocombustível expandiram a sociedade que existia na unidade de Marialva (PR), constituindo parceria, com participação paritária, também para a unidade de Passo Fundo, sendo hoje a única empresa associada à companhia para produção de biodiesel no País.

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...