terça-feira, 27 de setembro de 2011


Oportunidades no setor petroquímico em Alagoas serão discutidas em seminário


No próximo dia 29 de setembro, será realizado o II Seminário de Oportunidades de Negócios para Fornecedores das Cadeias Produtivas de Petróleo, Gás, Química e Plástico, durante a programação da Feira do Empreendedor, na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits). O evento, realizado pelo Sebrae Alagoas, deve receber 250 pessoas, entre estudantes, empresários, representantes de empresas âncoras e instituições parceiras.

O objetivo do seminário é aproximar e estimular o intercâmbio entre âncoras, empresários e palestrantes especialistas, de modo a divulgar o panorama do segmento no País. Além disso, serão apresentadas as ações dos projetos das Cadeias Produtivas de Química e Plástico e PVC, Petróleo, Gás e Energia voltadas para as micro e pequenas empresas em Alagoas.

De acordo com Everaldo Figueiredo, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Indústria do Sebrae Alagoas, durante o evento, serão abordadas questões de mercado, empreendedorismo e sustentabilidade no segmento.

“Os projetos da cadeia do petróleo e do plástico proporcionam às pequenas empresas fornecedoras e/ou demandantes de bens e serviços uma série de informações relacionadas às oportunidades de negócios do setor petroquímico do Estado. Assim, o seminário é mais uma forma de divulgar essas ações, além de proporcionar a troca de experiências entre o público participante”.

O evento contará com palestrantes como Jerônimo Azevedo, gerente de cadastro da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP); Luiz Otávio Gomes, secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Daniela Pedrosa, representante da empresa Verde Gaia Consultoria e Educação Ambiental; e Luiz Eduardo Rubião, fundador da Chemtech e sócio-fundador da Radix Engenharia e Software.

O seminário tem como parceiros a Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), a Petrobras, a Universidade Federal de Alagoas, a Algás, a Braskem, a Redepetro Alagoas, o Banco do Nordeste, a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), o Movimento Alagoas Competitiva, o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), a Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, a Federação das Associações Comercias do Estado de Alagoas, o Sistema Fecomércio, a Associação Comercial de Maceió, a Associação das Empresas do Distrito Industrial, a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro (Assedi-MD) e o Sindicato da Indústria de Tintas e Plásticos do Estado de Alagoas (SIMPLAST).
 




Foto: AGENCIA PETROBRAS
  • Foto




A Petrobras confirmou a presença de acumulações de petróleo e gás em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, após conclusão de teste de formação na área de concessão BM-SEAL-11, localizada no bloco SEAL-M-426. Trata-se do primeiro projeto exploratório em águas ultraprofundas na parte sergipana desta bacia.

O poço, denominado 1-BRSA-851-SES (1-SES-158), conhecido informalmente como Barra, está localizado em profundidade de água de 2.311 metros, a 58 km da costa do estado de Sergipe e a 90 km da cidade de Aracaju. As informações até agora obtidas são suficientes para confirmar a descoberta de uma nova província petrolífera na Bacia de Sergipe-Alagoas.

A comprovação da descoberta ocorreu por meio de perfilagem (registros de características de uma formação) e amostragem (líquidos e gases) de fluido em teste de formação a poço revestido. Foram confirmadas excelentes condições de porosidade dos reservatórios em profundidade de cerca de 5.050 e 5400 metros.  No intervalo superior, foi constatado condensado e petróleo leve de excelente qualidade, com grau API em torno de 43º e no intervalo inferior, verificou-se a ocorrência de petróleo com 32º API.

O consórcio para exploração do bloco SEAL-M-426, operado pela Petrobras (60%), em parceria com a IBV-BRASIL (40%), dará continuidade ao Programa Exploratório Mínimo, acordado com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Além disso, a ANP aprovou a proposta de Plano de Avaliação enviada pelo consórcio, com  objetivo de delimitar a acumulação descoberta.

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...