sábado, 28 de maio de 2011

TRANSPORTE MARIÍTMO PARA O BRASIL - ESCASSEZ DE NAVIOS NA FROTA COMERCIAL BRASILEIRA


Petrobras assina contratos para afretamento de seis navios Panamax
Contratação encerra a segunda fase do Programa EBN (Empresas Brasileiras de Navegação)
A Petrobras assinou essa semana, com a empresa Hidrovia South American Logistics SA, em cerimônia realizada no edifício sede da Companhia, os últimos seis contratos do Programa EBN2 (Empresas Brasileiras de Navegação).  A contratação refere-se ao afretamento de seis navios da classe Panamax, de 63.500 toneladas de porte bruto cada, sendo cinco para movimentação de produtos claros (como por exemplo a gasolina e o diesel) e um o para o transporte de produtos escuros (petróleo, por exemplo).

A empresa Hidrovia South American Logistics SA pertence ao grupo NSAL (Navios South American Logistics Inc), uma associação entre a  NAVIOS (Navios Maritime Holdings Inc.) e o grupo argentino Horamar.

O EBN trata do afretamento, no período de 15 anos, de navios a serem construídos por empresas brasileiras, em estaleiros estabelecidos no Brasil. O programa também exige que o registro da embarcação ocorra sob bandeira brasileira durante toda a duração do contrato. Foram duas fases: EBN1 e EBN2. Na primeira foram afretados 19 navios e na segunda 20 embarcações.

O programa é parte integrante de um conjunto de iniciativas da Petrobras para estimular a construção naval no Brasil e os 39 navios serão construídos em estaleiros brasileiros, no período de 2011 a 2017.

Com esta iniciativa, a Petrobras está contribuindo para a revitalização da indústria de armação no Brasil, trazendo alternativas nacionais para atendimento à demanda de transporte na cabotagem, atividade estratégica e responsável por 80% do transporte marítimo da Petrobras, assim como a redução de exposição à volatilidade do mercado internacional de fretes.

O EBN está alinhado à diretriz da Petrobras de apostar e agir, em parceria com o empresariado nacional, para o desenvolvimento do país. Estima-se que o programa contribua para a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, durante a construção, e mais dois mil postos de trabalho permanentes ao longo da vida operativa dos navios.

A expectativa, do ponto de vista mais amplo da indústria de "shipping" (transporte marítimo) no Brasil, é a criação de uma comunidade expressiva de armadores de granéis líquidos sob a bandeira brasileira, inicialmente com grande foco na cabotagem e, no futuro, se capacitando também a atuar no mercado internacional de longo curso a partir de rotas ligadas ao mercado brasileiro.

sexta-feira, 27 de maio de 2011


Inscrições abertas para a olimpíada de química do Rio de Janeiro

CTC/PUC-Rio, IFRJ e Colégio Pedro II organizam competição estadual.
Já estão abertas as inscrições para a sexta edição da Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ), voltada para alunos que estejam cursando qualquer um dos três anos do Ensino Médio. Desde 2010, o Departamento de Química do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) é um dos organizadores da competição estadual, que conta também com a colaboração do IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e do Colégio Pedro II. A primeira fase será realizada no dia 19 de agosto e a segunda fase ainda não tem data definida.
A OQRJ tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes pela Química e influenciar na melhoria do ensino, além de aumentar o contato desses jovens com as universidades. Há dois tipos de inscrição: da escola (que agrupa os alunos participantes, sem limitação do total de estudantes por instituição) e a individual, em que o aluno se inscreve sem estar vinculado à escola em que estuda.
Os professores que representarão suas escolas na OQRJ e os alunos interessados podem se inscrever pelo site http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica/ até 12 de agosto.
Em 2010, cerca de dois mil alunos participaram da primeira fase e apenas 200 passaram à etapa seguinte. Para este ano, a expectativa é de que a adesão seja ainda maior: “Estamos no Ano Internacional da Química e isso, naturalmente, acaba despertando um interesse maior entre os alunos”, declara André Pimentel, coordenador de graduação do Departamento de Química do CTC/PUC-Rio. Na primeira fase, os candidatos solucionam 20 questões objetivas; já na segunda, a dificuldade aumenta com cinco questões discursivas.
Os vinte melhores da OQRJ 2011 poderão participar da Olimpíada Brasileira de Química 2012 e, com isso, se beneficiarem do projeto “PUC por um semestre”, que os preparará para a etapa nacional. Na segunda fase, como a competição é realizada simultaneamente com a prova “Desafios em Química” (provas rigorosamente iguais), os dois primeiros colocados entre os competidores do 3º ano do ensino médio ganharão também bolsa integral para estudar Química na PUC-Rio.
.[Olimpíada de Química do Rio de Janeiro (OQRJ)| Período de inscrições: até 12 de agosto de 2011. Inscrições alunos/professores: http://www.dctc.puc-rio.br/olimpiadasquimica].

sexta-feira, 20 de maio de 2011




ENEM 2011 – INSCRIÇÕES

Já estão definidas as datas das inscrições . O ENEM receberá as inscrições, a partir do dia 23/05 até o dia 10/06. E as provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de Outubro.
Para que os alunos tenham uma boa qualificação,  é muito bom exercitar-se, através dos exames de 2009 e 2010, pois nestes anos houve uma reformulação, no método de aplicação do exame.
Para ver as provas com os gabaritos de 2010, basta clicar no endereço abaixo:

http://www.inep.gov.br/web/enem/provas

"Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar"

por Secom em 19/05/2011 21:24hs
"Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar"Ampliar
  • Fernando Haddad, Ministro da Educação/ Foto: Agência Brasil
Em entrevista ao programa Bom Dia Ministro, desta quinta-feira (19), o ministro da Educação, Fernando Haddad, falou da importância do Enem para a formação dos alunos. Leia abaixo trechos da entrevista, editada pelo Em Questão.
Enem 2011
Tem uma matriz na página do Inep na internet que você pode verificar todos os conteúdos que podem cair nos exames. Eu recomendo aos estudantes e professores que consultem as provas anteriores, sobretudo a partir de 2009, quando o Enem foi reformulado, mas também consultem a matriz de conteúdos, que vai dar segurança para o aluno sobre o que ele precisa estudar mais. O Enem é uma prova diferente, cobra raciocínio, não é “decoreba”. E isso estimula mais o aluno a estudar e cobrir o conteúdo do Ensino Médio, se voltando mais para o raciocínio lógico, para a compreensão dos fenômenos naturais e sociais. O Brasil é o único país do mundo que ainda tem vestibular. E acho que está no caminho de acabar com o vestibular tradicional. São mais de quatro milhões de candidatos. É o segundo maior exame do mundo. Não é trivial fazê-lo, mas penso que os parceiros estão cada vez mais com consciência das suas responsabilidades, para garantir um dia tranquilo para os estudantes.

segunda-feira, 16 de maio de 2011


Formalizada a criação da empresa Sete Brasil

Foi formalizada na última sexta-feira, 13/05, em São Paulo, a criação da empresa Sete Brasil S.A (Sete BR) que, juntamente com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS), assumirá o contrato para a construção de sete sondas de perfuração marítima  - as primeiras produzidas no Brasil -  a serem utilizadas para atendimento do programa de perfuração de longo prazo da Petrobras nos poços no pré-sal. A previsão de entrada em operação das novas sondas é para 2015.

Participaram da assinatura do contrato de criação da nova empresa o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Companhia, Almir Barbassa, o presidente da Sete BR, João Carlos Ferrraz, representantes dos bancos Santander, Bradesco, BTG Pactual e Caixa Econômica Federal, além de Previ, Petros, Funcef, Valia e Lakeshore Financial Partners Participações. Juntamente com a Petrobras, os bancos e fundos de pensão são acionistas da Sete BR. A Petrobras terá menos de 10 por cento de participação, e a governança na empresa será proporcional à participação de cada sócio.

Na ocasião, o presidente da Petrobras ressaltou "os grandes desafios e oportunidades que serão enfrentados por esta nova empresa, capaz de transformar a indústria de petróleo e gás no Brasil. Trata-se de uma empresa com enorme potencial devido não apenas às demandas da Petrobras, mas de todo o setor", concluiu Gabrielli.

A Sete BR, para financiar a construção das sondas, contará com o capital próprio, provido pelos sócios, e com recursos de financiamento de longo prazo concedidos pelo BNDES, que irá financiar a parcela correspondente ao conteúdo brasileiro de bens e serviços para construção de cada sonda, além de recursos provenientes das agências de fomento à exportação dos países que fornecerão o conteúdo a ser importado e dos bancos comerciais.


terça-feira, 3 de maio de 2011


Energia solar pode ser possível sem células solares

Universidade de Michigan - 26/04/2011
Energia solar pode ser possível sem células solares
Cientistas descobriram que o magnetismo da luz pode ser milhões de vezes mais forte do que o previsto pela teoria atual.[Imagem: L.Kuipers & Tremani/Science]
Bateria óptica
Um dramático e surpreendente efeito magnético da luz pode gerar energia solar sem as tradicionais células solares fotovoltaicas.
Usando este efeito, os pesquisadores descobriram uma maneira de construir uma "bateria óptica".
"Você pode olhar para as equações de movimento durante todo o dia e você não vai ver essa possibilidade. Todos aprendemos na escola que isso não acontece," conta Stephen Rand, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
"É uma interação muito estranha. É por isso que ela passou despercebida por mais de 100 anos," diz ele.
Magnetismo da luz
A luz tem componentes elétricos e magnéticos. Até agora, os cientistas acreditavam que os efeitos do campo magnético da luz eram tão fracos que eles poderiam ser ignorados.
O que Rand e seus colegas descobriram é que, na intensidade certa, quando a luz viaja através de um material que não conduz eletricidade, o campo de luz pode gerar efeitos magnéticos que são 100 milhões de vezes mais fortes do que o anteriormente esperado.
Nestas circunstâncias, os efeitos magnéticos da luz apresentam uma intensidade equivalente à de um forte efeito elétrico.
"Isso pode permitir a construção de um novo tipo de célula solar sem semicondutores e sem absorção para produzir a separação de cargas," afirma Rand. "Nas células solares, a luz entra em um material, é absorvida e gera calor."
"Aqui, esperamos ter uma carga térmica muito baixa. Em vez de a luz ser absorvida, a energia é armazenada como um momento magnético. A magnetização intensa pode ser induzida por luz intensa e, em seguida, é possível fornecer uma fonte de energia capacitiva," explica o pesquisador.
Retificação óptica
O que torna isto possível é uma espécie de "retificação óptica" que nunca havia sido detectada, afirma William Fisher, coautor da pesquisa.
Na retificação óptica tradicional, o campo elétrico da luz provoca uma separação de cargas, distanciando as cargas positivas das negativas no interior de um material. Isto cria uma tensão elétrica, semelhante à de uma bateria.
Este efeito elétrico só havia sido detectado em materiais cristalinos, cuja estrutura atômica apresenta uma certa simetria.
Rand e Fisher descobriram que, sob certas circunstâncias, o campo magnético da luz também pode criar retificação óptica em outros tipos de material.
Bateria solar
"Acontece que o campo magnético começa desviando os elétrons, forçando-os a assumir uma rota em formato de C, e fazendo-os avançar aos poucos," disse Fisher. "Esse movimento das cargas em formato de C gera tanto um dipolo elétrico quanto um dipolo magnético."
"Se pudermos configurar vários desses elementos em linha ao longo de uma fibra poderemos gerar uma tensão enorme; extraindo essa tensão, podemos usar a fibra como uma fonte de energia," explica ele.
Para isso, a luz deve ser dirigida através de um material que não conduz eletricidade, como o vidro. E ela deve ser focalizada a uma intensidade de 10 milhões de watts por centímetro quadrado.
A luz do Sol sozinha não é tão intensa, mas o cientista afirma que seu grupo está procurando materiais que trabalhem com intensidades mais baixas. Por outro lado,concentradores solares de alta eficiência já conseguem aumentar a concentração da luz em quase 2.000 vezes.
"Em nosso trabalho mais recente, mostramos que uma luz incoerente como a luz solar é teoricamente quase tão eficiente em produzir a separação de cargas quanto a luz de um laser," disse Fisher.
Do laser ao Sol
Segundo os pesquisadores, esta nova técnica poderia tornar a energia solar mais barata.
Eles preveem que, com materiais melhores, será possível alcançar uma eficiência de 10 por cento na conversão da energia solar em energia utilizável. Isso é praticamente equivalente à eficiência das células solares vendidas no comércio hoje, embora já existam células solares muito mais eficientes em escala de laboratório.
"Para fabricar as células solares modernas, você precisa de um enorme processamento dos semicondutores", defende Fisher. "Tudo o que nós precisamos são lentes para focar a luz e uma fibra para guiá-la. O vidro é suficiente para essas duas tarefas. Cerâmicas transparentes poderiam ser ainda melhores."
A seguir, os pesquisadores vão trabalhar na transformação da luz em eletricidade usando uma fonte de raios laser. A seguir eles trabalharão com a luz solar.
Recentemente, outro grupo de cientistas construiu um metamaterial capaz de interagir com o campo magnético da luz.
Bibliografia:

Optically-induced charge separation and terahertz emission in unbiased dielectrics
William M. Fisher, Stephen C. Rand
Journal of Applied Physics
Vol.: 109, 064903 (2011)
DOI: 10.1063/1.3561505

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...