quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Água _ Química Celular

Resumo escrito por:AnaMariaJoaquina
Cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio ligados a um átomo de oxigênio, formando uma disposição de 105graus, estabelecendo uma zona positiva e outra negativa na molécula. Assim polarizada, as cargas positivas e negativas dispõem-se segundo os vértices de um tetraedro.

A atração entre as cargas elétricas opostas faz com que cada molécula de água tenha a tendência de se unir a outras quatro, de forma que um átomo de hidrogênio de uma molécula sempre se ligue ao átomo de oxigênio de outra molécula. Essas ligações chamam-se pontes de hidrogênio.

Considerada isoladamente, cada ponte de hidrogênio é uma ligação fraca, mas a medida que essa ligação se desfaz outra se forma e, em conjunto, as pontes de hidrogênio mantêm firmemente coesas as moléculas de água.

A dissolução é outra propriedade da água que decorre da polaridade de suas moléculas, e é tem grande que se tem a água como o solvente universal. Além de dissolver moléculas polares, a água é também um ótimo solvente para sais: as moléculas de água envolvem cada íon separando –os.

Água _ Química Celular Originalmente publicado no Shvoong: http://pt.shvoong.com/exact-sciences/biology/1870905-%C3%A1gua-_-qu%C3%ADmica-celular/

Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...