quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SOLUÇÕES

SOLUÇÕES

A mistura de duas ou mais substâncias que apresenta aspecto uniforme, isto é, mistura homogênea, é chamada de Solução, e ela pode se classificar em sólida, líquida ou gasosa.

Solução Sólida: as substâncias componentes desse tipo de solução se encontram no estado sólido (à temperatura ambiente). Essa solução também é chamada de ligas. Exemplo: a liga de bronze (Cu + Sn) é usada na fabricação de sinos.

Solução Líquida: pelo menos um dos componentes dessa solução deve se encontrar no estado líquido. Exemplo: a água é uma solução de hidrogênio (H) e gás oxigênio (O2).

Solução Gasosa: é uma mistura de gases, ou seja, todos os componentes dessa mistura se encontram no estado gasoso.
Existem soluções formadas por gás e líquido, somente por líquidos ou por sólidos e líquidos.

Soluções formadas por gás e líquido - a solubilidade vai depender de fatores como:
1- a pressão exercida sobre o gás;
2- a temperatura do líquido.

A lei de Henry estabelece o efeito 1: a solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à pressão do gás sobre o líquido.
A influência da pressão pode ser observada quando abrimos uma lata de refrigerante ou de água mineral gaseificada, o gás carbônico, que nela foi introduzido a uma pressão maior que a atmosférica, tende a escapar para o meio ambiente, formando bolhas.



Água gaseificada

O efeito 2: A influência da temperatura sobre a solução, pode ser percebida quando colocamos dentro de dois recipientes, refrigerantes iguais que se encontram em temperaturas diferentes. O refrigerante que possui temperatura maior estará mais gaseificado, ou seja, o gás não estará totalmente diluído.

Soluções formadas por líquidos - temos exemplos no nosso dia-a-dia dessas soluções. O álcool é uma solução formada por álcool etílico e água, a água oxigenada é uma solução de peróxido de hidrogênio (H202) e água.

Soluções formadas por sólidos e líquidos - em nosso cotidiano, encontramos muitas soluções desse tipo. A água nesse caso é o solvente mais utilizado, sendo conhecida como solvente universal. Exemplos: soro fisiológico, que é uma solução de sal de cozinha (NaCl) e água.


Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...