sexta-feira, 14 de novembro de 2008

NOMENCLATURA ORGÂNICA

Numeração da estrutura fundamental
Deve numerar-se de modo a que os números mais baixos correspondam:
ao hidrogénio indicado
aos grupos principais
às ligações múltiplas
às ligações duplas
aos prefixos (citados por ordem alfabética) + ligações múltiplas
aos primeiros prefixos
Estes critérios são aplicados sucessivamente até que seja possível uma decisão.


Critérios Numeração A -> B Numeração B -> A
H-indicado (não existe) - -
Grupos Principais 2,7 2,7
Lig. mult. 3,5 3,5
Lig. dupl 3,5 3,5
Prefixos + lig. mult. 3,4,5,5(a) 3,4,5,5(a)
Primeiros prefixos 4-etil 5-metil

(a) lig. duplas em C3 e C5. Substituintes (indicados por prefixos) nos C4 e C5. Números citados numa sequência crescente.
Como os prefixos são citados por ordem alfabética, etil < metil; o primeiro prefixo é, assim, o etil, e a numeração seria de A para B.

Como se forma o nome do composto?
Com base na estrutura ou cadeia fundamental vamos indicar as características especiais do composto. Estas características são indicadas por meio de prefixos e sufixos e por meio de números (para as localizar). Quando existe mais do que um tipo de substituinte, aplicam-se as regras de prioridade indicadas na tabela seguinte. O grupo principal é indicado pelo sufixo correspondente. Os outros grupos funcionais eventualmente presentes na molécula serão indicados por prefixos.


Prioridade Classe Grupo Sufixo Prefixo
1 Catiões -ónio
2 ácidos carboxílicos -COOH
-(C)OOH
ácido ...carboxílico
ácido ... óico
Carboxi-
3 ácidos sulfónicos -SO2OH ácido ... sulfónico Sulfo-
4 Sais -COOM
-(C)OOM
..carboxilato de M
-..(o)ato de M
Carboxilato de M
5 ésteres -COOR
-(C)OOR
..carboxilato de R
-..(o)ato de R
R-oxicarbonil
6 Halogenetos de ácidos -COX
-(C)OX
halogeneto de ..carbonilo
halogeneto de ..(o)ilo
Haloformil-
7 Amidas -CONH2
-(C)ONH2
-carboxamida
-amida
Carbamoil-
8 Amidinas -C(=NH)NH2
-(C)(=NH)NH2
-carboxamidina
-amidina
Amidino-
9 Nitrilos -CN
-(C)N
-carbonitrilo
-nitrilo
Ciano-
10 Isocianetos -NC -isonitrilo Isociano-
11 Aldeídos -CHO
-(C)HO
-carbaldeído
-al
Formil-
Oxo-

12 Cetonas -(C)O -ona Oxo-
13 Alcoóis -OH -ol Hidroxi-
14 Fenóis -OH -ol Hidroxi-
15 Tióis -SH -tiol Mercapto-
16 Aminas -NH2 -amina Amino-
17 Iminas =NH -imina Imino-

(Os átomos de carbono entre parêntesis fazem parte da cadeia (ou estrutura) do composto primitivo, pelo que são incluídos no nome do composto primitivo e não no sufixo)
Grupos característicos que são sempre designados por prefixos:
Grupos Classe funcional Prefixo Exemplos
-Br Derivados halogenados Bromo Brometano
-Cl Cloro
-F Fluoro
-I Iodo
=N2 Compostos diazo Diazo CH3=N2 (diazometano)
-NO Compostos nitroso Nitroso CH3-NO (nitrosometano)
-NO2 Compostos nitro Nitro CH3-NO2 (nitrometano)
-OR éteres R-oxi CH3-O-CH3 (metoximetano)
-SR Sulfuretos R-tio CH3-S-Ph (metiltiobenzeno)
-SOR Sulfóxidos R-sulfinil CH3-SO-Ph (metilsulfinilbenzeno)
-SO2R Sulfonas R-sulfonil CH3-SO2 -Ph (metilsulfonilbenzeno)

Casos aparentemente mais complicados:
Quando o grupo principal figura simultaneamente em sistemas cíclicos e acíclicos
Escolhe-se para estrutura fundamental a parte do composto que tiver:

Maior número de GP
O maior número de substituições
ou
a que conduzir ao nome mais simples.
Exemplo:


A cadeia principal será de A. a C. (ou B.), e não a cadeia cíclica: esta só tem 2 substituições, ao passo que a cadeia A. - B. tem 4 substituintes ( OH, Cl, CH3, e a cadeia complexa que inclui a cadeia cíclica).

O sistema de Cahn-Ingold-Prelog
A convenção E/Z
A existência de ligações duplas cria a possibilidade de isomeria. Tradicionalmente os dois isómeros são denominados cis e trans, consoante os substituintes de cada um dos carbonos da ligação dupla se encontrem do mesmo lado ou não:

Este sistema não é no entanto suficiente, pois é possível ter dois substituintes ligados a um mesmo carbono da ligação dupla:


Para resolver estes e outros problemas, três químicos orgânicos (R. S. Cahn, C.K. Ingold e V. Prelog) criaram um sistema consistente de nomenclatura, que recebeu o seu nome. Neste sistema, a cada substituinte é atribuída uma prioridade. As seguintes regras de atribuição de prioridade são aplicadas sucessivamente até ser possível uma decisão:

átomos de número atómico superior tem maior prioridade do que átomos de número atómico inferior
quando os dois átomos ligados são iguais, amplia-se a comparação aos átomos ligados a estes até se poder tomar uma decisão. Por exemplo, CCl3 tem prioridade sobre CH3 pois Cl tem número atómico Z=17, superior a H (Z=1). Da mesma forma, CCl3 tem prioridade sobre CHCl2 pois a sequência de números atómicos ligados ao carbono no CCl3 (17,17,17) é superior ao verificado no CHCl2 (17,17,1). Como anteriormente, ao comparar dois conjuntos de números considera-se como o conjunto mais baixo o que tiver o número individual mais pequeno ao aparecer a primeira diferença.
A existência de ligações múltiplas é equivalente à existência de ligações simples a dois ou três átomos iguais. Assim, um grupo carbonilo -CH=O é equivalente ae tem portanto prioridade sobre.
Cada carbono da ligação dupla tem dois substituintes. Se os substituintes de maior prioridade em cada um dos carbonos estiverem do mesmo lado da ligação dupla, denomina-se o isómero de Z (do alemão Zusammen, que significa "juntos")). Se estiverem de lados opostos da ligação dupla, denomina-se o isómero de E (do alemão Entgegen, que significa "opostos")).


A convenção R/S
A especificação da configuração absoluta de um centro quiral pode ser feita sem ambiguidade utilizando o sistema de Cahn-Ingold-Prelog. Como na convenção E/Z, atribui-se a cada substituinte de um centro quiral uma prioridade de acordo com as regras descritas acima. O passo seguinte é orientar a molécula de forma a que o substituinte de menor prioridade aponte no sentido oposto ao observador. Se os outros três substituintes estiverem distribuídos de forma a que o percurso do substituinte de maior prioridade para o de menor prioridade fôr no sentido dos ponteiros do relógio a configuração denomina-se R (do latim rectus, que significa "direita"). Se eles estiverem dispostos no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio a configuração denomina-se S (do latim sinister, que significa "esquerda"). Ex:

Nenhum comentário:

  EXERCÍCIOS DE NOMENCLATURA SOBRE ALCANOS,ALCENOS E ALCINOS   II-Classifique as cadeias em ramificadas, abertas ou fechadas   ...